Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli

Mesmo condenada pelo STF e presa na Itália, deputada mantém o mandato após votação que não atingiu os 257 votos necessários.

Por Redação Publicado em 11/12/2025 11:10 - Atualizado em 11/12/2025 11:15

A Câmara dos Deputados rejeitou a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Embora 227 deputados tenham votado a favor da cassação e 110 contra, o número necessário para aprovar a perda de mandato era de 257 votos, o que levou ao arquivamento da representação da Mesa Diretora.

Zambelli foi condenada em definitivo pelo STF a 10 anos de prisão por participação na invasão de sistemas do CNJ e está presa na Itália, aguardando extradição. A CCJ havia aprovado parecer do deputado Claudio Cajado recomendando a cassação, sob o argumento de que o regime fechado é incompatível com o exercício do mandato.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A condenação envolve a inserção de documentos falsos nos sistemas do CNJ, em ação articulada com Walter Delgatti Neto e Thiago Eliezer. A deputada também recebeu multa e indenização de R$ 2 milhões.

A relatoria inicial, do deputado Diego Garcia, defendia a manutenção do mandato, alegando fragilidade das provas — argumento repetido pela defesa de Zambelli, que afirma que a condenação se baseia no depoimento instável de Delgatti. Parlamentares se dividiram sobre o tema: enquanto alguns defenderam que a cassação deveria ser automática após decisão judicial, outros argumentaram que cabia ao plenário decidir.

Com a rejeição da cassação, a deputada mantém o mandato, embora siga presa no exterior.

* Com informações da Agência Brasil