Cidade
Campanha busca aumentar segurança do trânsito em frente às escolas de Erechim
A proposta é construir uma campanha de conscientização, num primeiro momento, e se não houver resultados, atuar na fiscalização e multa.
Unir forças para tornar o trânsito mais seguro e organizado em frente às escolas municipais, estaduais e privadas, priorizando o bem-estar de estudantes, familiares e a mobilidade dos veículos. Esse foi o objetivo da reunião realizada, na manhã desta quarta (16), na sede da Secretaria Municipal de Educação de Erechim com representantes do Poder Público, Transporte Escolar e Órgãos de Segurança Pública.
A secretária de Educação, Verenice Teresinha Lipsch, disse que a reunião foi o primeiro passo para integração dos representantes do Poder Público, Transporte Escolar e Órgãos de Segurança Pública. Momento para apresentar os principais problemas atuais relacionados a todas as escolas, ao trânsito e buscar soluções conjuntas.
Ela afirma que a proposta é fazer uma campanha de conscientização de toda a comunidade, familiares e motoristas, para chamar atenção para a necessidade dos cuidados no trânsito, na hora da entrada e saída dos estudantes. “O objetivo é buscar alternativas para a segurança das crianças e o bom funcionamento do trânsito em todas as escolas de Erechim, municipais, estaduais e da rede privada”, disse.
A fila dupla que se forma em frente às escolas, na hora do embarque e desembarque, o uso da faixa amarela pelos familiares de estudantes ao meio-dia e no fim da tarde”, são problemas pontuais. Uma medida que pode ser adotada, por sugestão da Brigada Militar, é a dispensa os estudantes do transporte uns 10 minutos antes para evitar esse congestionamento.
AERTE
Os integrantes da Associação Erechinense dos Transportadores Escolares (AERTE), Joelson da Rosa, Jadir Desideri dos Santos, Tiago Balbinot e Leandro Rosset, que estão no dia a dia transportando crianças e adolescente, vivenciando a rotina e os desafios da mobilidade urbana, apresentaram uma sugestão de campanha para o trânsito nas escolas, focada na conscientização de familiares, estudantes e comunidade escolar. O objetivo é enfatizar o respeito à sinalização, aos espaços de embarque e desembarque dos micro-ônibus e destinados aos estudantes.
A sugestão da AERTE é que a campanha seja repassada aos familiares, responsáveis, pelos estudantes, por meio da agenda escolar, como mais uma tarefa do processo de ensino-aprendizagem.
O diretor de Trânsito da Prefeitura de Erechim, Eleniltom Jose Pires de Lima, apoia a iniciativa e disse que ela trará mais resultados se for feita associada à fiscalização no trânsito pelos agentes.
A campanha está sendo organizada pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Diretoria de Trânsito, juntamente com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Associação Erechinense dos Transportadores Escolares (AERTE) e Brigada Militar.