Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Campanha de conscientização no trânsito começa em frente as escolas de Erechim

“A campanha visa conscientizar as pessoas para organizar o fluxo de veículos e estudantes em todas as escolas de Erechim”, afirma Mario Rossi

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
30/03/2022 14:33 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Conscientizar e orientar familiares e motoristas, chamar atenção para a necessidade de respeitar a sinalização, horário de embarque e desembarque, não parar em fila dupla e na faixa amarela, que é destinada aos micro-ônibus, e colaborar no trânsito em frente às escolas de Erechim. Essas são as propostas da série de operações integradas que estão sendo promovidas pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Diretoria de Trânsito, em parceria com a Brigada Militar.

Conforme o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, esta campanha de conscientização no trânsito, em frente às escolas, foi construída em parceria com a Secretaria de Educação, 15a Coordenadoria Regional de Educação, Associação Erechinense dos Transportadores Escolares (AERTE) e Brigada Militar. “A campanha visa conscientizar as pessoas para organizar o fluxo de veículos e estudantes em todas as escolas de Erechim”, afirma.

O coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli, explica que nesta primeira ação, realizada no dia de ontem (29) próximo ao meio-dia, o objetivo foi somente informar os motoristas sobre a legislação de trânsito, e não fazer autuações.

“O objetivo será, num primeiro momento, orientar e não reprimir eventuais desvios de conduta dos motoristas que desobedecerem a legislação de trânsito, nos espaços destinados aos veículos de transporte escolar”, explica.

Contudo, acrescenta o coordenador, num segundo momento serão feitas autuações. Ele afirma que a conscientização continuará em outras escolas do município.

Primeira operação

A Diretoria de Trânsito afirma que participaram da operação seis agentes de trânsito, dois fiscais de transporte de passageiros e três policiais militares, que foi realizada no horário de saída do Colégio São José. “Nestes horários tem mais movimento porque os pais e transportadores escolares estão buscando os estudantes”, afirmaram o chefe do setor de Fiscalização, Fernando Cima, e o diretor de Trânsito, Eleniltom José Pires de Lima.

Eles explicam que existe sinalização no local indicando vagas de embarque desembarque e o local de uso exclusivo do transporte escolar, áreas que devem ser respeitadas para que o trânsito ande, de acordo com as normas. “Foram fiscalizados alguns transportadores escolares, veículos, e orientados para que não atrapalhem o fluxo de veículos, que neste horário é grande, para garantir, assim, a segurança de todos”, explicam.

As operações serão realizadas semanalmente para melhorar a segurança e fluidez no trânsito em frente às escolas de Erechim. “Fazendo, assim, que tanto condutores como pedestres cumpram as normas de trânsito para o benefício de todos”, disseram.

Secretaria de Educação

Segundo a secretária de Educação, Verenice Lipsch, junto a esse trabalho em frente às escolas, nos próximos dias, será entregue um folheto pelos estudantes do Sistema Municipal de Ensino aos familiares, com orientações importantes para um trânsito mais seguro e organizado para todos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE