Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Campanha de Multivacinação atualiza quase 150 mil cadernetas de vacinação em SC

Nas duas semanas de Campanha 410.903 meninos e meninas compareceram a um ponto de vacinação para verificar se estavam com todas as doses em dia

Nucom DIVE
por  Nucom DIVE
30/10/2023 22:15 – atualizado há 15 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Terminou no último sábado, 28, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em Santa Catarina. Nas duas semanas de Campanha 410.903 meninos e meninas compareceram a um ponto de vacinação para verificar se estavam com todas as doses em dia. Deste total, 147.176 tomaram, ao menos, uma dose de vacina. Os demais estavam com o esquema vacinal atualizado.

Mesmo com o fim da Campanha de Multivacinação, as doses das vacinas seguem disponíveis nos postos de saúde de todo o estado para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Adultos, gestantes, idosos também podem procurar as unidades de saúde para atualizar a situação vacinal caso necessário.

A Campanha de Multivacinação em Santa Catarina começou no dia 14 de outubro e o dia D, sábado no qual os postos de saúde ficam abertos para a vacinação, foi no dia 21 de outubro. Durante a Campanha foram oferecidas gratuitamente nos postos de vacinação do estado todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, assim como as vacinas de Campanha, como a Covid-19. Um total de 18 imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças como a poliomielite, sarampo, caxumba, meningite, HPV, difteria, tétano e outras.

O período de duração da Campanha, de apenas 15 dias, foi uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde (MS) em todo o país, visando a recuperação das coberturas vacinais com base na realidade de cada local. Para isso, foram realizadas oficinas de planejamento da Campanha com membros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde que replicaram o treinamento para as equipes do estado e dos 295 municípios catarinenses.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE