Campanha de Recolhimento de Eletrônicos e Linha Branca já está em andamento em Erechim

Iniciativa segue até o dia 5 de junho e busca dar destino correto a materiais altamente poluentes

Por Redação Publicado em 21/05/2025 15:38 - Atualizado em 21/05/2025 15:46

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início à nova edição da Campanha de Recolhimento de Eletroeletrônicos e Linha Branca. A ação ocorre entre os dias 21 de maio e 5 de junho, com o objetivo de garantir o descarte ambientalmente correto desses equipamentos, que possuem alto potencial poluidor.

O descarte inadequado de eletroeletrônicos representa sérios riscos ao meio ambiente e à saúde humana, uma vez que esses itens contêm metais pesados e substâncias tóxicas. Quando lançados na natureza, podem contaminar o solo e lençóis freáticos, além de liberar gases poluentes se queimados.

Como participar

A população pode entregar os materiais de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. O ponto de coleta está localizado no Pavilhão de Resíduos, na Rua Carlos Demoliner, nº 540, esquina com a continuação da Rua Espírito Santo, ao lado da Escola do Senai, no Bairro Linho.

Foto: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME

O que pode ser descartado?

Eletroeletrônicos:
Alto-falantes, aparelhos de som e telefone, ar-condicionado, aspiradores, nobreaks, notebooks, celulares, carregadores, centrais telefônicas, CDs, DVDs, controles remotos, copiadoras, estabilizadores, fios, cabos, fones de ouvido, fontes, impressoras, monitores, modens, placas eletrônicas, entre outros pequenos aparelhos e componentes.

Linha Branca:
Geladeiras, freezers, fogões a gás, fornos elétricos, máquinas de lavar roupas e louças, secadoras, centrífugas.

A campanha reforça o compromisso de Erechim com a sustentabilidade e a preservação ambiental. A destinação correta desses resíduos contribui significativamente para a saúde pública e a qualidade de vida da população.