Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
19 RT
Rio Grande do Sul

Campeonato Brasileiro da Cultura Gaúcha- Nacional 2023

Membros da 19° RT representaram o Rio Grande do Sul em diversas competições

Comunicação da 19 RT
por  Comunicação da 19 RT
31/07/2023 15:24 – atualizado há 25 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana aconteceu em Irati (PR) - o maior Campeonato Brasileiro da Cultura Gaúcha, sendo eles nomeados: FENART 2023, o 10º Jogos Tradicionalistas e o 20º Rodeio Nacional de Campeões. 

Conforme o Regulamento Artístico da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG, em seus artigos 1º e 3º, o FENART é uma promoção da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG - e consiste em um concurso entre os MTG’s/Federações regularmente filiados à CBTG, através da disputa de um conjunto de provas realizado bienalmente, em data e local previamente definidos no Calendário de Eventos da CBTG. 

O FENART é um Concurso de Provas Individuais e Coletivas, versando sobre cultura brasileira e tem a sua essencialidade na valorização e na promoção da cultura gaúcha, preservação e promoção das artes, das tradições e do folclore e se desenvolve através de 07 (sete) modalidades: Danças Tradicionais, Danças Tradicionais Campesinas, Chula, Música, Causo/Declamação, Danças Birivas e Dança de Salão, explica a Diretora Artística da 19ª RT- Cláudia Manica.

O casal Arthur Manica Sirino de Quadros e Bianca Pungan Teffili conquistaram o título inédito para sua entidade CTG Sentinela da Querência, região- 19ª RT e a cidade de Erechim através e sua participação na modalidade de Danças Gaúchas de Salão- Adulta, trouxeram o título de Campeões Nacional 2023.

Arthur e Bianca classificaram-se e garantiram suas vagas para o FENART 2023, quando conquistaram o título de Campeões Estadual de Danças Gaúchas de Salão em novembro de 2022, em Santa Cruz do Sul/RS, durante a realização do Encontro de Artes e Cultura Gaúcha - ENART, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG/RS.

Em nome do Departamento Artístico da 19ª Região Tradicionalista - Erechim/RS, Claudia, parabeniza o casal pela conquista que com suas palavras descreve: 

“Com certeza só engrandece a nossa região trazendo esse título para Erechim.”

Mas as conquistas não param por aqui, o MTG- RS é Campeão Geral com 156 pontos no 10º Jogos Tradicionalistas- Nacional 2023, para o orgulho do Vice Presidente de Esportes Campeiros do MTG-RS- Claudemir Bresolin, bem como, toda a 19ª RT e seus respectivos Diretores e concorrentes que desempenham um trabalho em conjunto. Nossos resultados nos Jogos Campeiros- Nacional 2023:

  • Modalidade Bocha Mundial – Masculino/ Individual- 2º lugar (vice campeão): Cassiano Rodrigo Chmiel- CTG Recanto do Quero-Quero, Erechim-RS/ MTG-RS.
  • Modalidade Bocha Mundial – Masculino / Dupla- 1º lugar (campeões):Juliano Giarollo e Marcos Vinicio Giarollo - CTG Recanto do Quero-Quero, Erechim-RS/ MTG-RS.
  • Modalidade Bocha Mundial – Masculino / Trio- 2º lugar (vice campeões):Odirlei Marcio Giarollo, Adilson Jose Nazari e Marcelo Luis Giarollo- CTG Recanto do Quero-Quero, Erechim-RS/ MTG-RS.
Fotos: 19 RT

O Diretor do Departamento de Esportes da 19ª RT- Everton de Aguiar Grzybowski, ainda agradece a equipe de Bocha e Bolão presente no Nacional 2023, pela representatividade de garra e bravura.

Segundo o Diretor do Departamento Campeiro da 19ª RT - Valmir Reck, no 20º Rodeio Nacional de Campeões- Nacional 2023, também tivemos resultados do MTG-RS que fazem parte da 19ª RT, estas que garantiram sua vaga em suas modalidades e categorias na 33º edição da Festa Campeira do RS (Fecars), que ocorreu entre os dias 15 e 19 de março de 2023, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul, dando assim o direito de estarem disputando no 20º Rodeio Nacional de Campeões- em Irati e trazerem as conquistas de:

  • 2º lugar Vaca Parada Equipe- Bonequinha (vice campeãs): Brenda Indaia Brunhera- GN Herança Campeira, Paulo Bento-RS, MTG/RS e Laura Bertoldi- CTG Ronda Crioula, São Valentim-RS, MTG/RS.
  • 3º lugar Vaca Parada Equipe- Prendinha: Evelyn Fioreze de Araujo- CTG Tropeiros da Serra- Piquete Parceria Gaudéria, Faxinalzinho-RS, MTG/RS.

Com esses resultados, o Coordenador da 19ª RT- Aldair Menosso, bem como o Vice Coordenador- Ricardo Valmorbida, em nome da Diretoria da 19ª RT, agradecem a todos os concorrentes que disputaram o título Nacional em suas respectivas modalidades, bem como, suas famílias, entidades, apoiadores que estiveram em Irati-PR, oferecendo todo o suporte necessário para cada um e os incentivaram de perto ou de longe.

"O trabalho em conjunto devolve as incontáveis horas de dedicação, treinos, persistência... os resultados provam o quanto o trabalho recompensa. Vocês orgulham agora não só a 19ª RT, mas o Rio Grande do Sul e o País também", destacaram. 
Fotos: 19 RT
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE