Rio Grande do Sul
Canoas registra 365 crianças positivadas pela Covid-19 em três meses
Idade média dos novos infectados é de 0 a 12 anos, segundo a Secretaria de Saúde
A cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, tem observado a alta de contágio pela Covid-19 em crianças, especialmente nas últimas semanas. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, em 2020, foram 575 casos confirmados de Covid-19 na população de 0 a 12 anos, uma média mensal de 57,5. Nos primeiros três meses deste ano, o número já chega a 365 casos. Uma média de 121,66 confirmações em 30 dias. “Os dados demonstram, de forma clara e preocupante, que as crianças, além de ficarem expostas ao coronavírus, também estão adoecendo”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.
Outro dado que serve de alerta é o aumento expressivo das internações. Nesta semana, nove pacientes pediátricos estavam internados no Hospital Universitário de Canoas com suspeita de Covid-19, aguardando os resultados dos exames, dois deles na UTI Pediátrica.
Sintomas
A médica pediatra do Hospital Universitário de Canoas, Adriana Becker, destaca que a maioria dos casos de contaminação ocorre no ambiente domiciliar e, por isso, a recomendação é para que se evite o contato com familiares e pessoas próximas que apresentem sintomas. “O ideal é que o paciente fique em isolamento, para evitar o contágio de outros membros da família.”
A maioria das crianças infectadas pelo coronavírus é assintomática ou apresenta sintomas leves. As manifestações da doença são semelhantes às registradas em adultos, entre eles: febre, tosse e dificuldade para respirar. Se a criança teve contato com um paciente que testou positivo, mas não apresenta sintomas, não é necessário procurar imediatamente os serviços de saúde. Em caso de febre alta persistente, falta de ar e dificuldade de respirar, a recomendação é buscar atendimento médico.