Santa Catarina

Cão acompanha tutora em ambulância e a espera na porta do hospital em SC

Paciente em surto foi levada para o hospital em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina.

Por NSCTotal Publicado em 29/10/2021 16:05 - Atualizado em 03/06/2024 10:50

Os socorristas do Samu foram acionados para atender uma paciente em surto psicótico, em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. Segundo publicação do site NSC Total, ao chegar à casa da mulher o cachorro de estimação não deixava os atendentes se aproximarem da tutora.

A mulher, então, foi caminhando com auxílio dos enfermeiros e o cachorro a acompanhou entrando com ela na ambulância. A presença do animal encorajou a paciente a receber atendimento, depois de recusar ir ao hospital na primeira conversa com os socorristas. A mulher foi sentada na maca e o cão, sentado próximo aos pés dela.

Cachorro acompanhou dona em ambulância e esperou por ela em frente ao hospital(Foto: Clênio Borges, arquivo pessoal)

A moradora foi deixada no Hospital São Roque, no centro da cidade. Uma hora e meia depois, a equipe do Samu retornou ao hospital para deixar outro paciente, atendido em outra ocorrência. Foi quando os socorristas viram o cão em frente à porta do hospital, esperando pela dona, que foi liberada pouco depois.

– Demos os parabéns à equipe pelo atendimento humanizado, porque é preciso trabalhar com esses olhos. A mulher se sentiu segura para receber atendimento, era o que tinha que se fazer no momento – conta a secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe.

Cão acompanhou dona em ambulância e esperou na porta de hospital(Foto: Clenio Borges, divulgação)

O município ressaltou que as ambulâncias passam por ampla higienização ao final de cada atendimento.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados