Capacitação sobre segurança alimentar é realizada na Reserva Indígena do Ligeiro
Objetivo do encontro que acontece até sexta, 22, é promover a sustentabilidade e soberania alimentar das famílias de etnia Kaingang da Reserva Indígena do Ligeiro, em Charrua.
Promover a sustentabilidade e soberania alimentar das famílias de etnia Kaingang da Reserva Indígena do Ligeiro, em Charrua. Com esse objetivo acontece nesta semana (20 a 22/11) uma capacitação que visa à implantação do Sisteminha da Embrapa.
A iniciativa partiu do cacique Marciano Palhano, que juntamente com o coordenador da Secretaria Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena da Funai, Enio Soares Dias, participou de uma capacitação neste tema na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Grajaú/MA. Marciano viu no projeto uma alternativa sustentável para produzir alimentos limpos, saudáveis e atender à demanda nutricional do povo da aldeia.
O projeto é desenvolvido pela Embrapa Cocais em várias regiões do Brasil, sendo pioneiro no Sul do país, e consiste em uma forma integrada de produzir alimentos para uma família de até cinco pessoas, contendo a quantidade de carboidratos e proteína animal e vegetal de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O “coração” do sistema é o tanque de peixes. A horta e o galinheiro complementam o sistema. Além desses três módulos, podem compor o sistema a criação de outros animais, como suínos ou ruminantes, a produção de grãos, chás, temperos e frutas e a transformação dos resíduos orgânicos em humus.
A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar também participa da capacitação e compõe, juntamente com a Funai e a Prefeitura, a rede de apoio para a implantação e assessoramento técnico no manejo. A Prefeitura de Charrua forneceu o material necessário para a implantação de cinco projetos já selecionados, que serão construídos pelas próprias famílias até o final deste ano.
A capacitação está sendo ministrada pelo engenheiro agrônomo Junior Soares, da Embrapa Cocais/MA, sob a coordenado do indigenista da Funai de Brasília Douglas Souza, além da equipe técnica da Funai de Passo Fundo.
A extensionista da Emater/RS-Ascar de Charrua, Roseli Lazzarotti Bonesso, pontua que o Sisteminha da Embrapa para as famílias indígenas da Reserva do Ligeiro é uma alternativa de baixo custo para a produção de alimentos, proporcionando segurança alimentar com sustentabilidade e gestão de resíduos orgânicos.