Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Carro voador viaja por 35 minutos na Eslováquia

Não é mais ficção, é realidade. Conversível no chão, ele abre rapidamente as asas para alçar voo.

Olhar Digital
por  Olhar Digital
30/06/2021 19:16 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O grande desejo humano visto em filmes futuristas desde sempre é o carro voador. O veículo que se move pelo ar aos poucos vai se tornando real, como o protótipo que completou o primeiro voo teste na Eslováquia, na última segunda-feira (28).

O carro batizado de AirCar voou durante 35 minutos, em uma viagem entre dois aeroportos do país. Ele saiu do Aeroporto Internacional de Nitra, quarta maior cidade da Eslováquia, e foi até o de Bratislava, capital eslovaca, um trajeto de cerca de 100 quilômetros.

O protótipo da empresa Klein Vision usa um motor BMW e é movido à gasolina. O veículo voador alcança uma altitude de 2,5 mil metros e pode percorrer até mil quilômetros. Conversível no chão, ele abre rapidamente as asas para alçar voo.

“AirCar, um veículo de dois modos, carro-avião, chegou mais perto da produção esta semana, cumprindo um marco importante no desenvolvimento em um voo de 35 minutos do aeroporto internacional de Nitra para o aeroporto internacional de Bratislava em 28 de junho de 2021″, diz a publicação da empresa no vídeo de divulgação.

Segundo a Klein Vision, esse foi o 142º pouso de sucesso do carro voador. O AirCar chega a uma velocidade de 170 km/h no ar e pode transportar duas pessoas, somando até 200 quilos. Ele, porém, ainda não é capaz de decolar ou pousar verticalmente, requerendo uma pista adequada para as manobras.

“Depois de pousar, com o clique em um botão a aeronave se transformou em um carro esportivo em menos de três minutos e foi dirigido pelo centro de Bratislava, reduzindo o tempo médio de viagem do aeroporto em Nitra em um fator de dois”, explicou a montadora no fim do vídeo.

A Klein Vision pertence a Stefan Klein, que sonha em tornar os carros voadores uma realidade. A empresa trabalha no desenvolvimento do modelo desde 2017 e protege o veículo híbrido com 12 patentes, além de já ter custado 1,7 milhão de euros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE