Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/Youtube
Cidade

Carros de cidades vizinhas são retidos em barreiras em Balneário Camboriú, Vídeo

Medida contraria o decreto que estabeleceu as barreiras. O texto cita, especificamente, cidades onde há contaminação comunitária pelo covid-19.

NSCTotal
por  NSCTotal
19/03/2020 14:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na primeira manhã de funcionamento das barreiras nas entradas de Balneário Camboriú, para conter o avanço do coronavírus, veículos com placas de cidades vizinhas, como Itajaí, foram retidos. Os motoristas precisaram comprovar que estavam entrando no município a trabalho.

Barreira no limite entre Itajaí e Balneário Camboriú (foto: Luiz Carlos Souza)

A medida contraria o decreto que estabeleceu as barreiras, publicado na quarta-feira (18) pelo Fabrício Oliveira. O texto cita, especificamente, cidades onde há contaminação comunitária pelo covid-19. Veja:

"Art. 7º As vias públicas de acesso ao Município de Balneário Camboriú, a partir desta data, contarão com barreiras fixas e móveis, monitoradas pela Secretaria da Saúde e Saneamento e Secretaria de Segurança, os quais farão verificação do estado de saúde, orientação e prevenção aos ocupantes do veículo.

§ 1º Ficam restritos de entrar no Município os veículos com registro de licenciamento, bem como seus ocupantes provenientes de cidades onde resta confirmada a contaminação comunitária pelo vírus COVID-19."

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina saltou para 20 nesta quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo Governo do Estado em coletiva de imprensa às 10h30min. A atualização anterior, na quarta-feira à noite, somava 14 casos no Estado.

Segundo a Secretaria de Saúde, os 20 casos estão espalhados pelas cidades de Florianópolis (6), Joinville (2), Rancho Queimado (2), Braço do Norte (3), Tubarão (2), Balneário Camboriú (4) e São José (1).

Em relação ao decreto e as drásticas medidas de enfrentamento à pandemia, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) reforçou que o perigo é invisível e que a antecipação da Administração é fundamental para a redução de riscos:

— Dobraram os números de casos. A partir do momento que tem 10 casos identificados, para se transformar em mil pode ser questão de poucos dias. Por isso do isolamento, para que a transmissão não ocorra rapidamente.

É na região Sul do Estado que estão os casos de contaminação comunitária, ou seja, que não é mais possível identificar a origem da contaminação. São quatro pacientes contaminados com Covid-19: dois em Tubarão e dois em Braço do Norte.

No fim da tarde de quarta-feira, o secretário de Segurança, David Queiroz, reiterou à coluna que a retenção seria para carros que viessem de áreas de risco. A prefeitura de Balneário Camboriú ainda não esclareceu a mudança de procedimento.

Na abordagem, os motoristas e passageiros dos veículos podem ser submetidos a avaliação de temperatura com termômetros. Se tiverem febre e sintomas de coronavírus, serão encaminhados às unidades de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE