Santa Catarina
Casos ativos e suspeitos de covid aumentam 50% em uma semana em Concórdia
Em uma semana, foram 282 casos confirmados de covid-19 no município
Depois de duas semanas registrando quedas, os indicadores da covid-19 sofreram uma mudança e apresentaram crescimento na semana anterior. Até a última sexta-feira, dia 24. Concórdia tinha um total de 30.914 pessoas diagnosticadas com a doença. Em uma semana, foram 282 casos confirmados de covid-19 no município.
Isso significa que houve um aumento de 49% nos diagnósticos da doença em comparação com uma semana antes, quando foram 189 positivados no município - em média, cerca de 40 casos por dia. Este é o segundo maior número de casos semanais desde que os indicadores voltaram a aumentar, há cerca de dois meses.
Os casos ativos de covid-19 também voltaram a subir na última semana. Até sexta-feira, 205 pessoas se tratavam contra a doença, uma alta de 63%, conforme levantamento da reportagem com base no boletim divulgado pela prefeitura. Os monitorados também tiveram crescimento. São 468 pessoas suspeitas, 52% a mais do que uma semana antes.
Na última semana, Concórdia alcançou 30.473 pacientes que haviam vencido a covid. Em uma semana, o município teve 203 recuperados, com queda de 25% em uma semana. A semana também terminou sem registro de óbitos, o que já ocorre há três meses.
Este aumento, como visto em todo o país, não acompanha a quantidade de pessoas internadas ou com a forma grave da covid e óbitos. A contaminação ocorre, conforme médicos, pela grande presença de novas variantes do coronavírus, mas o agravamento não se dá em função da vacinação, que tem eficácia às gravidades.