Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Castrações gratuitas podem ser agendadas no site da Prefeitura de Erechim

Município já realizou mais de 3,5 mil procedimentos por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
14/02/2024 09:17 – atualizado há 9 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Bem-Estar Animal, informa que seguem abertas as inscrições para o serviço de castração e identificação eletrônica gratuita de cães e gatos do município de Erechim.

Vale destacar que para solicitar o serviço do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é preciso entrar no site da Prefeitura de Erechim – Secretaria de Meio Ambiente e acessar o portal da pasta, clicando na aba “Castração de Cães e Gatos”, onde há o passo a passo de como solicitar o procedimento.

Ainda, conforme o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, o Programa tem como objetivos o controle populacional de cães e gatos, principalmente relacionado ao controle de zoonoses; a diminuição do número de animais errantes em vias públicas e sua proliferação, visando prevenir acidentes; a identificação eletrônica de cães e gatos através de microchipagem e manutenção de banco de dados com informação de animais e proprietários; a diminuição de acidentes causados por mordeduras; além de promover ações educativas.

“O programa já realizou 3,5 mil castrações, onde foram castrados cães e gatos adotados, em situação de abandono, sob tutela de ONG de proteção, comunitários, pertencentes a pessoas inscritas no CadÚnico e pertencentes a pessoa em situação de vulnerabilidade social”, explica o titular da pasta de Meio Ambiente.

Importância da castração

A castração é um procedimento cirúrgico que não serve apenas como um método contraceptivo, além de evitar gestações indesejadas, ela também traz inúmeros benefícios para a saúde do animal.

“O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas evitamos infecção do útero, gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território”, esclarece Cristiano Moreira.

Procedimento sem custo

As castrações serão realizadas por clínicas veterinárias credenciadas pela Prefeitura. Por isso, o procedimento não tem custo, somente as medicações do pós-operatório serão por responsabilidade do tutor.

A solicitação deve ser realizada em nome do responsável pelo animal, pois todos os animais serão microchipados e ficarão sob responsabilidade do cadastrante, que realizará o cadastro exclusivamente pelo sistema online, onde será aberto um processo para cada animal, limitado a cinco animais por CPF por ano.

Mais informações pelo e-mail dbea@erechim.rs.gov.br ou pelos telefones: 3520-7246 ou 99260-4910.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE