ERECHIM
Catedral São José em Erechim, celebra seu padroeiro
A celebração de São José, patrono da Igreja, protetor das famílias e dos trabalhadores, padroeiro da Diocese de Erexim, da Catedral Diocesana e do município de Erechim, foi preparada por novena do dia 10 a 18 deste mês sob o enfoque “Viver a esperança a exemplo de São José”, no contexto do ano jubilar.

No dia do Santo, dia 19 passado, quarta-feira, às 09h15, houve carreata com a sua imagem conduzida pela viatura da Força Voluntária do Alto Uruguai, saindo do estádio do Ypiranga pela Avenida Sete de Setembro e Maurício Cardoso até o viaduto e retornando até a Catedral.
Na chegada, a imagem foi acolhida com muitas pessoas com balões e toque dos sinos.

Com a imagem conduzida para perto do altar pelos casais do Conselho Econômico da Paróquia, o Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali iniciou a festa da missa solene, concelebrada por 11 padres, com a participação de 2 diáconos, muitos ministros, coroinhas, seminaristas, religiosas e o recinto completamente lotado de membros das comunidades da Paróquia e de outros e com a animação musical e do canto pelo coral N. Sra. de Fátima.

Concluída a celebração, houve a vitória com o Santíssimo Sacramento.
Junto aos quadros da Via-Sacra estavam as bandeiras dos padroeiros e padroeiras das comunidades da Paróquia.
Na homilia, Dom Adimir registrou o Papa Francisco, hospitalizado na Policlínica Gemelli em Roma e o ano jubilar “Peregrinos de Esperança”. Ressaltou a necessidade e a esperança no contexto atual de grandes problemas, particularmente em nosso Estado com a atual estimativa depois da recente tragédia climática. Enfatizou a alegria das celebrações de São José, modelo de vida, de oração e de fidelidade, no contexto quaresmal de preparação para a Páscoa. Referiu-se às leituras e ao evangelho do dia, ressaltando a participação de São José e de Maria no projeto de salvação de Deus. Exortou a todos, inspirando-se em São José, a viverem a fidelidade a Deus Pai no seguimento a Cristo e no cultivo da esperança para transformar o mundo.
Ao meio-dia, no subsolo da Catedral houve um almoço de confraternização participado por 370 pessoas.