Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

CBMRS promove certificação estadual de binômios em Santa Maria

Bombeiros militares e cães passam por provas para nivelamento de conhecimentos em busca, salvamento e resgate.

Ascom SSP
por  Ascom SSP
04/08/2021 14:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara Técnica de Cinofilia do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) está promovendo a certificação dos cães e dos cinotécnicos que conduzem os caninos em operações de busca, salvamento e resgate em enchentes, estruturas colapsadas e em condições climáticas adversas. A capacitação acontece entre esta terça-feira (3/8) e sexta-feira (6/8) em Santa Maria.

Labrador, Pastor Alemão, Boiadeiro Australiano, Pastor Belga Malinois, Border Collie, Bloodhound, Labrador Retriever e Pastor Holandês são as raças dos 21 cães que formam os binômios com os bombeiros militares inscritos para as provas desta edição da certificação estadual.

A programação do exercício de avaliação e certificação de binômios inicia-se com a apresentação dos membros da câmara técnica e reunião dos oficiais e praças avaliadores do curso. Após essa introdução, os candidatos são apresentados e médicos veterinários realizam a certificação e inspeção sanitária dos cães.

A dupla formada por bombeiro militar cinotécnico e cão é chamada de binômio - Foto: Elias Ramos/CBMRS

Provas de certificação

A certificação é constituída por provas de obediência e por busca rural e urbana, de vítimas vivas ou mortas. Para a prova de buscas, é simulada uma ocorrência em uma área delimitada, com número de vítimas definido e o tempo cronometrado. A avaliação considera não apenas a pontuação por localizar a vítima, mas também a estratégia de busca, o trabalho do binômio, a qualidade com que o cão se apresenta, a capacidade física dele e a sinalização com latido quando localizar a vítima.

As indicações de vítimas em ambientes urbanos não são simples e nem sempre os cenários, os mesmos. Esses locais de buscas dependem de variáveis como tipo e posição dos escombros, possibilidade de acesso, temperatura ambiental e presença ou ausência de correntes de vento, entre outras especificidades.

Nos colapsos estruturais de edificações, apesar de toda a tecnologia já desenvolvida, os cães ainda trazem um benefício significativo nas buscas. Os cães, quando bem treinados, podem localizar também a presença do odor humano entre os escombros, enquanto a maioria dos equipamentos é baseada na ampliação de gemidos e pequenos sussurros das vítimas soterradas. Para esta simulação, foi cedido o espaço da empresa Ecosanta (Gestão Integrada de Resíduos Ltda.), em Santa Maria.

O emprego de cães é muito utilizado para buscas de pessoas perdidas em matas, montanhas ou campos. A prova de busca rural será na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Essa atividade usa as características primitivas do cão em seguir a pista deixada por sua caça. Os cães tendem a adaptar-se com facilidade ao meio rural pelos seus instintos, de forma que a maioria dos ambientes lhes é muito familiar. O grande desafio nesse tipo de buscas é fazer com o que cão deixe sua curiosidade de lado e foque no trabalho.

Nas buscas rurais e as urbanas, as duplas usarão como base a técnica chamada de venteio, a mais utilizada porque melhor se adapta à atuação das equipes humanas de busca. Com ela, um cão busca odores de seres humanos em determinada área. No exercício para localizar vítimas vivas, é utilizado um figurante. Para a localização de restos mortais, um composto orgânico volátil é inserido em um manequim.

Na prova de obediência, o cinófilo precisa mostrar domínio sobre o cão. Além de passar pelo circuito de obstáculos solicitados pelo condutor, o cão deve acatar os comandos como “junto”, “fica”, “aqui” e “senta”. Além de atendê-los, o cão deve realizar uma série de deslocamentos.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE