Celulares antigos perderão suporte do WhatsApp em 2026

Atualizações exigem sistemas mais recentes; usuários devem migrar dados ou trocar de aparelho para não ficar sem o aplicativo.

Por Redação Publicado em 03/01/2026 21:23 - Atualizado em 03/01/2026 21:33

A partir de 1º de janeiro de 2026, o WhatsApp deixará de ser compatível com vários modelos antigos de smartphones, incluindo aparelhos da Apple, Samsung, LG, Motorola, Sony, Huawei e HTC, que não atendem aos requisitos mínimos de sistema operacional. A mudança visa melhorar segurança, desempenho e permitir novas funções, mas afeta dispositivos que não recebem mais atualizações de software.

Foto: Pixabay

Usuários afetados podem tentar atualizar o sistema do telefone, migrar seus dados para um aparelho mais recente ou adquirir um novo dispositivo compatível. A Meta notificará os usuários dentro do aplicativo com antecedência para que possam se preparar.

Confira abaixo os celulares que ficarão sem atualização do WhatsApp:

– No caso da Apple, os modelos afetados incluem o iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

–  A linha Samsung também verá vários de seus clássicos ficarem de fora: Galaxy S3, Galaxy S4 Mini, Galaxy S5, Galaxy Note 2, Galaxy Core, Galaxy Trend e Galaxy J2.

– Os usuários da LG também deverão verificar seus aparelhos, pois não haverá suporte para os modelos Optimus L3, Optimus L5, Optimus L7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual e Optimus L5 II.

–  Outros fabricantes também somam modelos a essa lista. Estão incluídos o Motorola Moto G e Moto E (1ª geração), os Sony Xperia Z2 e Z3, e vários da linha Huawei, como Ascend Mate, Ascend G740 e Ascend D2.

–  Além disso, diversos modelos antigos da HTC completam esse grupo de dispositivos que perderão a compatibilidade com o WhatsApp. A maioria desses aparelhos chegou ao mercado há mais de dez anos.

O WhatsApp recomenda que os usuários façam backup de conversas e arquivos antes da data-limite, para garantir a preservação de mensagens e mídias ao trocar de aparelho. A medida visa proteger os dados e manter a comunicação segura, mesmo com a descontinuação do suporte a dispositivos antigos.