Cidade

Cemitérios públicos de Erechim estão chegando a lotação máxima

Diretor responsável garante que espaços não vão faltar.

Por Leandro Zanotto / AU Online Publicado em 24/02/2023 08:49 - Atualizado em 03/06/2024 11:45

Vinte vagas, esse era o número somado de gavetas disponíveis no início desta semana para sepultamento nos dois cemitérios públicos de Erechim.

Cemitério PIO XII

Com 104 Anos o Cemitério Municipal Pio XII é o mais antigo de Erechim. Segundo a administração não existem mais espaços para a construção de túmulos e gavetas. 

Na quarta-feira, dia 22, haviam apenas 10 gavetas disponíveis para novos sepultamentos, pois os corpos que estavam nestes locais foram exumados.

Cemitério da Santa Cruz

Administração do cemitério preferiu não gravar entrevista, mas nossa reportagem conversou com familiares de pessoas sepultadas no Santa Cruz, que mostram um local onde funcionários da prefeitura, estavam construindo gavetas. Segundo eles, aquele é o último espaço para ser construído ali, tendo naquele dia apenas 10 locais para sepultamento. 

Construção em cima de sepultamentos

Chama atenção que devido a demanda, os funcionários precisam construir gavetas sobre outras recém fechadas, o que mostra que realmente a demanda no local é grande. 

Menos de um mês 

Segundo os funcionários, a média é de sepultamento nos cemitérios é de um por dia. Conclui-se então que há espaços apenas para mais 20 dias nos cemitérios públicos de Erechim. 

O que diz a prefeitura?  

Procurado pela reportagem o  diretor técnico responsável pelos de Serviços prestados pelos Cemitérios Públicos de Erechim, Wagner Zeizer, não quis gravar entrevista. Mas disse que o problema de falta de vagas nos cemitérios públicos da cidade, vêm sendo combatido com duas frentes de trabalho.

Primeiro: Mais construções que são realizadas conforme a necessidade. Segundo: Exumações de locais que não realizaram a renovação dos alvarás no período de cinco anos. 

Alvarás 

Desde do início dos anos 2000, a prefeitura de Erechim, não vende mais espaços nos cemitérios públicos. As famílias que precisam do serviço precisam pagar um alvará, que permite o sepultamento. Esse documento, precisa ser renovado no período de cinco anos, sendo pagas novas taxas. 

Caso não aconteça a renovação a secretaria municipal da Fazenda, precisa  fazer contato com as famílias, em caso negativo é aberto um edital de 15 dias, caso isso não aconteça é realizado um processo de exumação, sendo os restos mortais das pessoas falecidas, encaminhados para um ossuário, nos próprios cemitérios. 

Falta Vagas ?

Questionado sobre não haver mais vagas, o diretor garantiu que situação não procede no Cemitério da Santa Cruz, pois segundo ele ainda a espaço para novas construções.

Wagner, também explicou que as exumações vêm acontecendo em um processo mais lento, devido a burocratização que pode levar até um mês.

Construção de um novo cemitério ou alternativas? 

Procurado pela reportagem o Secretário de Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, até a publicação dessa matéria, não havia dado retorno. 

VEJA A REPORTAGEM COMPLETA LOGO ABAIXO

Inscreva-se no Canal do YouTube do AU Online e nos ajude a seguir produzindo mais conteúdos especiais como este: 


Conteúdo relacionado

Termos relacionados