Cidade

Centro de Belas Artes Osvaldo Engel: novas vivências e sensações

Formação com professores e funcionários segue durante toda semana.

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 15/02/2023 11:42 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, iniciou na última segunda-feira (13), o ano letivo do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – cultural, técnico e profissional, recebendo professores e funcionários com dinâmicas diferenciadas de boas-vindas. Todos tiveram a oportunidade de participar de uma trilha sensitiva, com os olhos vendados, conduzidos por monitores, para vivenciar momentos e experiências diferentes do dia a dia. Com diversos objetos de texturas diferentes, aromas e sensações variadas, a trilha é percorrida de olhos vendados e conduzida por monitores que passam as orientações necessárias durante o percurso.

“Essa iniciativa teve objetivo de aguçar os sentidos pelo toque, cheiro e sensações, através da curiosidade e imaginação do indivíduo, analisando as capacidades funcionais, perceptivas e cognitivas”, explicou o diretor do Belas Artes, Juliano dos Santos.

A equipe do Belas Artes também fez alusão a obra cinematográfica “O mágico de OZ”: a magia de cada um se permitir entrar no processo e o desafio de desvendar o inevitável. Durante a semana, toda equipe estará envolvida em formações para iniciar o ano letivo, de 22 a 28 de fevereiro com as aulas explicativas e reunião com os pais e responsáveis e no dia 1º de março o início dos cursos, oficinas, ateliê e prática em conjunto.

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, comentou a importância desse momento de formação e integração da equipe. “A sensibilização na trilha é um processo inovador de conscientização sobre a natureza e o bem-estar das pessoas. Ele está voltado para a nossa mudança de percepção. A sensibilização propicia uma mudança mais profunda e duradoura, que ajuda na concentração e em elevar o nível de consciência das pessoas, ampliando o senso de empatia e afeto, tudo isso que precisamos para receber nossos mais de 500 estudantes de artes visuais, teatro, música e dança”, destacou a secretária.

Conteúdo relacionado