Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Certificados dos aprovados no Encceja já podem ser solicitados

O documento é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais.

cacodarosa.com
por  cacodarosa.com
04/01/2022 21:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, já podem fazer a solicitação para a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O documento é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os diplomas são entregues para quem obteve pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento e conseguiu nota igual ou acima de cinco na redação. Ao todo, são 396 instituições cadastradas em todo o Brasil. A partir da página 105 do edital do Exame é possível verificar quais os órgãos estão capacitados para receber o pedido.

Cada Estado tem um procedimento para este recurso. Por isso, é preciso verificar como é o andamento na sua localidade. Primeiro é necessário saber qual unidade você selecionou no momento da inscrição e depois consultar o local de certificação.

É importante ter em mãos RG, CPF (cópia e original) e o número de inscrição no Encceja, assim fica mais fácil da entidade localizar a pontuação do estudante e dar seguimento na declaração. O canal do YouTube, – parceiro da UNIASSELVI - oferece um guia de como proceder para solicitar o diploma (veja abaixo).

Valor do documento

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o documento emitido pelas escolas regulares, assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, é possível ingressar no Ensino Superior pelos vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste último caso, é viável usar as notas para: entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni); financiar mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e/ou comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados.

Pedidos retroativos

Conforme informações do Inep, o requerimento pode ser realizado por todos os participantes que tiveram nota mínima, desde o ano de 2006. Mais detalhes podem ser consultados na página do Instituto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE