Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Cetre retoma atividades presenciais com capacitação sobre BPF para erva-mate

Para a próxima semana, no Cetre, está programado o curso de Boas Práticas Agrícolas (BPA) na Erva-Mate destinado para produtores do Alto Uruguai.

Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
por  Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
19/10/2021 13:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Erechim, está retomando as atividades presenciais no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim. Visando aumentar a qualidade e a produção da erva-mate e o cumprimento das portarias SES/RS nº 194/2016 e 154/2019, da Secretaria da Saúde do Estado, está sendo realizado o curso de Boas Práticas de Fabricação para Erva Mate e Derivados com a participação de um grupo de ervateiros da região do Alto Uruguai.

O curso, com 16 horas-aula, iniciou nesta segunda-feira(18) e prossegue até quarta-feira(20), integrando o programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

O conteúdo está sendo ministrado pelos extensionistas Ilvandro Barreto de Melo, Bruna Bresolin Roldan e Mila Noronha. No curso, são abordados os temas referentes às boas práticas agrícolas, boas práticas de fabricação, rastreabilidade, tecnologia de processamento e rotulagem, dentre outros.

Bruna lembra que a atividade de 16 horas é uma atualização para ervateiros que já fizeram o curso de Boas Práticas de Fabricação de 40 horas, de acordo com o preconizado pela legislação.

Além das empresas ervateiras, os agricultores fornecedores de matéria-prima também serão qualificados. Para a próxima semana, no Cetre, está programado o curso de Boas Práticas Agrícolas (BPA) na Erva-Mate destinado para produtores do Alto Uruguai.

Os cursos estão sendo realizados nos cinco pólos ervateiros do RS, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Fundomate) e executado numa parceria entre o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e a Emater/RS-Ascar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE