Agro
Cetre retoma atividades presenciais com capacitação sobre BPF para erva-mate
Para a próxima semana, no Cetre, está programado o curso de Boas Práticas Agrícolas (BPA) na Erva-Mate destinado para produtores do Alto Uruguai.
A Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Erechim, está retomando as atividades presenciais no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim. Visando aumentar a qualidade e a produção da erva-mate e o cumprimento das portarias SES/RS nº 194/2016 e 154/2019, da Secretaria da Saúde do Estado, está sendo realizado o curso de Boas Práticas de Fabricação para Erva Mate e Derivados com a participação de um grupo de ervateiros da região do Alto Uruguai.
O curso, com 16 horas-aula, iniciou nesta segunda-feira(18) e prossegue até quarta-feira(20), integrando o programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.
O conteúdo está sendo ministrado pelos extensionistas Ilvandro Barreto de Melo, Bruna Bresolin Roldan e Mila Noronha. No curso, são abordados os temas referentes às boas práticas agrícolas, boas práticas de fabricação, rastreabilidade, tecnologia de processamento e rotulagem, dentre outros.
Bruna lembra que a atividade de 16 horas é uma atualização para ervateiros que já fizeram o curso de Boas Práticas de Fabricação de 40 horas, de acordo com o preconizado pela legislação.
Além das empresas ervateiras, os agricultores fornecedores de matéria-prima também serão qualificados. Para a próxima semana, no Cetre, está programado o curso de Boas Práticas Agrícolas (BPA) na Erva-Mate destinado para produtores do Alto Uruguai.
Os cursos estão sendo realizados nos cinco pólos ervateiros do RS, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Fundomate) e executado numa parceria entre o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e a Emater/RS-Ascar.