JACUTINGA

Choque da BM garante segurança na votação de projeto polêmico na Câmara de Vereadores

Sessão aprova criação de vagas administrativas após protestos e suspensão anterior por falta de segurança

Por Redação AU Publicado em 25/10/2024 13:32 - Atualizado em 25/10/2024 14:05

A Câmara de Vereadores de Jacutinga aprovou, em sessão realizada na manhã desta quinta-feira (24), um Projeto de Lei do executivo que autoriza a chamada de 20 aprovados em concurso para cargos administrativos. A votação ocorreu sob forte mobilização popular e com a presença do Pelotão de Choque da Brigada Militar, convocado para garantir a segurança da reunião.

O projeto, que propõe a criação de sete novas vagas para agentes administrativos e 13 para auxiliares administrativos, foi motivo de controvérsia desde o início, resultando na suspensão da sessão anterior, na última segunda-feira (21), quando o presidente da Câmara alegou falta de segurança devido aos protestos. A proposta também prevê a extinção e redução de outros cargos efetivos e comissionados. Segundo o Executivo, essa redistribuição de vagas não deve resultar em aumento de despesas, uma vez que compensará as novas nomeações com a eliminação de cargos.

Durante a sessão, a população lotou novamente o plenário e manteve manifestações contrárias ao projeto, enquanto vereadores debatiam os aspectos e justificativas para a medida. Representantes da oposição alegam que a proposta teria motivação política e resultaria em aumento de custos ao município, além de questionarem a necessidade das contratações.