Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Chuva causa alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina

No Oeste de SC, as chuvas devem ultrapassar 100mm entre esta quinta e sexta-feira.

NSCTotal
por  NSCTotal
21/01/2021 10:55 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva registrada nos últimos dias em Santa Catarina, e que segue nesta quinta-feira (21), causa transtornos em cidades de diferentes regiões do Estado. Há ocorrências de deslizamentos e alagamentos de ruas, com transtornos registrados em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense.

Em Blumenau, no Vale, o nível do Rio do Itajaí-Açu chegou a 5,44 metros, e a situação causa apreensão. Ao menos 44 deslizamentos de terra foram registrados pela Defesa Civil municipal, além de quatro quedas de muro, sete quedas de árvore e quatro alagamentos até o início da manhã. Não há desabrigados ou desalojados até o momento.

Deslizamento na Rua Johann Sache, no Badenfurt, em Blumenau(Foto: Defesa Civil, Divulgação)

No município de Timbó, no Médio Vale do Itajaí, a última medição do Rio Benedito, feita às 8h desta quinta, marcava 6,46 metros, deixando a cidade em estado de alerta.

Nível do Rio Benedito, em Timbó, causa preocupação(Foto: Prefeitura de Timbó, Divulgação)

Na cidade de Rio dos Cedros, no Vale, a Defesa Civil retirou três pessoas da mesma família de uma casa na comunidade de Rio Herta e a levou para um abrigo provisório, de acordo com informações do G1/SC. O local está sendo monitorado, e há risco de novos deslizamentos. A prefeitura do município também monitora o nível do rio dos Cedros, que chegou a 5,71 metros por volta das 5h desta quinta.

Ponte Nereu Ramos, no município de Rio dos Cedros, na manhã desta quinta (21)(Foto: Prefeitura de Rio dos Cedros/Divulgação)

Em Florianópolis, pontos de alagamentos foram registrados. Segundo a Defesa Civil, choveu 107 mm em 24 horas na cidade, entre o início da manhã de quarta e o início da manhã de quinta. Há transtornos nos bairros Ingleses, Tapera, Campeche e Rio Tavares. Ao menos três deslizamentos foram registrados até o início da manhã. Trechos da rodovia SC-405 alagaram. São José, ainda na Grande Florianópolis, também registra transtornos com alagamentos de ruas e queda de árvores. 

Rua alagada no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis(Foto: Paulo Muller, NSC TV)

Em Joinville, no Norte catarinense, a Defesa Civil segue monitorando a chuva intensa que caiu na cidade. No bairro Papanduva, o acumulado foi 114 milímetros nas últimas 24 horas.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota com alerta para a previsão de temporais entre a manhã desta quinta-feira (21) e a sexta-feira (22). Há risco de deslizamento e enxurradas principalmente no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Na região Oeste, o alerta é para acumulados previstos no período acima de 100mm, entre a manhã desta quinta-feira e sexta-feira.

Confira o alerta meteorológico:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE