Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Vang Marau
Rio Grande do Sul

Chuva causa problemas em várias cidades gaúchas

Municípios do norte gaúcho tem inundações por causa da chuva que já ultrapassa os 300mm.

Redação
por  Redação
04/09/2023 09:24 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva que chegou ao RS ainda na sexta-feira e se intensificou neste domingo já causa transtornos em diversos municípios do estado. 

Ontem alguns pontos do estado tiveram ocorrência de granizo, mas o que tem preocupado é o excesso de chuva, que em algumas cidades já passa dos 300mm.

Em Marau, a chuva já supera a média histórica para o mês de setembro. Desde sexta-feira, dia 1º de setembro, até o começo da manhã desta segunda-feira (4), já choveu 325 milímetros, sendo que 160 mm só na madrugada de hoje. Situação é crítica no município por conta das inundações.

Segundo o 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar – BRBM, há bloqueio total na ERS-324, km 208, entre Marau e Passo Fundo, na localidade São Luiz da Mortandade e na ERS 324, km 224, na ponte no centro de Vila Maria. Ainda, há bloqueio parcial na ERS-434, km 04, entre Ciríaco e David Canabarro. 

E também há registro de trânsito paralisado na ERS-324 entre Vila Maria e Casca, na localidade de Santo Inácio. Na cidade de Marau, o trânsito está interrompido nos seguintes locais: ponte do Bairro Constante Fuga; ponte de São Francisco; e na Ponte da Vila Rigo. As aulas na rede municipal de Marau foram canceladas nesta segunda-feira.

Em Nova Bassano, as águas tomaram conta das ruas na área central da cidade.

Foto: Vox FM/Metsul

Pessoas estão ilhadas em Nova Araçá, por conta da inundação.

Foto: Vox FM

Domingo teve quase 400 mil raios no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registrou quase 400 mil raios durante o domingo com fortes a intensas áreas de instabilidade com chuva intensa que se formaram sobre o estado desde o começo do dia e que ganharam muita força à noite com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. 

Dados compilados pela MetSul Meteorologia a partir do sensor GLM (Geostationary Lightning Mapper) do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e NASA, o Rio Grande do Sul registrou 377.948 descargas entre 0h do domingo e 0h da segunda-feira.


Com atmosfera aquecida e excessiva umidade presente, nuvens de maior desenvolvimento vertical se formaram com chuva e tempestades isoladas que trouxeram pancadas torrenciais, granizo e rajadas de vento forte, especialmente na Metade Norte gaúcha.

Os raios persistem no Rio Grande do Sul nesta segunda e as descargas ocorrem mais sobre a Metade Norte gaúcha. O estado está sob influência de uma baixa pressão com rio atmosférico que traz grande quantidade de umidade.

Os dez municípios que registraram mais raios durante o domingo no Rio Grande do Sul foram Uruguaiana (16.727), Alegrete (15.893), São Borja (15.298), Itaqui (10.244), Livramento (9.172), Tupanciretã (8.626), Quaraí (7.925), Bossoroca (7.563), Rosário do Sul (6.885) e São Miguel das Missões (6.387).

Leia a matéria completa em: https://metsul.com/domingo-tev... .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE