Segurança
Chuva e vento já causam estragos em cidades do oeste catarinense
Segundo a previsão da Defesa Civil do Estado, divulgada na segunda-feira,10, a expectativa é de que até quinta-feira vai chover mais que o previsto para todo o mês de julho.
O município de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, foi atingido por uma tempestade durante a madrugada desta terça-feira (11). Foram registradas casas destelhadas, árvores e postes derrubados, em alguns pontos da cidade. As informações são do site NDMAIS.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 16 famílias precisaram de lonas para cobrir as casas, após destelhamentos. Uma árvore que estava obstruindo a via também precisou ser retirada na SC-160.
Em uma escola de Educação Infantil, o forro do saguão caiu e as calhas não suportaram o volume de chuva. O município chegou a ficar sem energia elétrica por algumas horas.
A Defesa Civil faz o levantamento dos estragos registrados. Conforme a pasta, Saudades foi atingida por uma “tempestade convectiva” onde o vento ocasionou queda de árvores, postes de energia e destelhamentos, com chuvas intensas desde as 3h.
No acumulado das últimas 24h, o município registrou um acumulado de 91 mm, conforme dados divulgados pelo AgroConnect da Epagri/Ciram.
No interior de Herval D´Oeste, um ginásio desabou e árvores foram arrancadas com a força do vento. A informação é da Rádio Atual FM de Concórdia.
Na comunidade de Canhada Funda, por volta das 7h, o vento derrubou o pavilhão local e causou a queda de árvores sobre residências. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou vários atendimentos na manhã. Não houve registro de ocorrência de feridos.
As equipes estão empenhadas em auxiliar a população e avaliar os danos causados. A prioridade é garantir a segurança e oferecer o apoio necessário aos moradores da região.
Segundo o site Clic RDC, as cidades de Maravilha, Flor do Sertão e Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina, registram estragos no domingo (09) após a chuva de granizo que atingiu a região. Segundo dados da Defesa Civil regional, somando as três cidades afetadas, 30 imóveis foram atingidos e tiveram danos no telhado por conta do fenômeno.
A Defesa Civil emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (11) até a manhã da quinta-feira (13). A previsão é que a condição seja instável em todo o estado de Santa Catarina. Até o momento, em Chapecó choveu cerca de 60mm.
Na região Oeste de Santa Catarina podem haver temporais, chuvas intensas, raios, vendaval e eventual queda de granizo. Há risco alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas, assim como ventos intensos e granizo de forma pontual.