Clima
Chuva forte e temporais castigaram algumas cidades no RS neste sábado
A MetSul Meteorologia alertava que este sábado seria de grande instabilidade no estado gaúcho. Risco de tempo severo segue no estado e próximos dias reservam mais temporais.
A MetSul Meteorologia alertava que este sábado seria de grande instabilidade no estado gaúcho com elevado risco de chuva volumosa e de tempestades.
Com os volumes muito altos, várias cidades do Sul e do Oeste do estado enfrentaram alagamentos nas últimas horas. Em Livramento, as ruas pareciam rios com a enxurrada que alagou partes da cidade, especialmente as mais baixas. Pelotas foi outra cidade que teve alagamentos em sua área urbana.
No fim da tarde deste sábado, a chuva forte começou a atingir com maior intensidade a região de Porto Alegre e a área metropolitana à medida que o ar mais frio avança pelo Sul e forma nuvens mais carregadas do Centro para o Norte do estado. Já havia chovido forte no meio da tarde, até causando arremetida de aeronave no Salgado Filho, mas as precipitações mais intensas vieram no fim da tarde na região da capital.
O encontro da frente fria com a massa de ar quente favoreceu temporais isolados no Rio Grande do Sul, inclusive com a formação de supercélulas de tempestade isoladas no estado com vento destrutivo e abundante queda de granizo.
Santa Cruz do Sul foi a cidade mais castigada por temporal na tarde deste sábado. No início da tarde, uma tempestade severa com vento destrutivo e queda de granizo em grande quantidade atingiu Santa Cruz. De acordo com informações do portal Gaz, mais de 640 casas da cidade tiveram danos, mas o número deve aumentar.
A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul teve que montar uma força-tarefa para socorrer as pessoas atingidas pelo temporal. Até o fim da tarde, quase sete mil metros de lona já tinham sido distribuídos aos moradores. Houve destelhamentos, queda de árvores e falta de luz em Santa Cruz e em cidades vizinhas, como Vera Cruz.
CHUVA FORTE E TEMPORAIS PROSSEGUEM COM A FRENTE FRIA
A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente intensa e de temporais isolados na noite deste sábado na Metade Norte do Rio Grande do Sul. Há um alto risco, por exemplo, para municípios da região da Serra.
Temporais podem afetar ainda parte do Planalto Médio, do Alto Jacuí e as Missões. Áreas mais ao Norte, perto de Santa Catarina, só devem ter instabilidade neste domingo.
Leia em: https://metsul.com/frente-fria...