Clima

Chuva predomina no RS neste início de semana

Região Norte terá chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado.

Por Metsul Publicado em 07/08/2022 20:33 - Atualizado em 03/06/2024 11:18

Nesta segunda-feira (8), a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do Brasil favorece as instabilidades no estado gaúcho ao longo do dia, como informa a Climatempo. Não há previsão para grandes temporais, mas pode chover em diferentes momentos do dia.

A chuva deve ser mais forte no Norte, na Região Metropolitana e na Serra, além do risco de temporais no litoral norte. A segunda será ventosa por todo Estado, com rajadas de 40 a 60km/h.


O frio tende a aumentar na semana

O Sul do Brasil já começa a semana sob influência de ar mais frio que, com a nebulosidade e o tempo instável, provoca tardes de temperatura mais baixa e abaixo do que é normal para esta época do ano. As mínimas, porém, não são muito baixas neste início de semana.

Com a baixa pressão se aprofundando entre terça e quarta, um bolsão de ar mais frio vai avançar pelo Norte da Argentina e o Paraguai à margem do Rio Grande do Sul. Avançará para o Mato Grosso do Sul, o Paraná e São Paulo, contornando a circulação ciclônica sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por isso, não deve ser esperado intenso resfriamento nos estados gaúcho e catarinense. 

O que haverá e será mais sentido será o frio durante a tarde, uma vez que as tardes de terça e quarta, com abundante nebulosidade e chuva em diversas cidades, será fria com máximas baixas. Em alguns municípios, sobretudo de Serra, as máximas devem ficar abaixo dos 10ºC na quarta. No Oeste, onde a nebulosidade será menor, as mínimas declinam mais na quarta e na quinta.

GEADA 

Uma vez que não se trata de uma incursão de ar frio de grande intensidade, não se espera um episódio de geada generalizada. Poucos locais devem ter o registro do fenômeno e concentrados mais no Sul do Brasil apenas quando o tempo abrir e firmar entre quinta e sexta-feira. Logo, não deve ser esperada uma repetição da geada ocorrida em maio que atingiu grande parte do Centro-Sul do Brasil.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados