Rio Grande do Sul

Chuva, raios e vento de 105 km/h provocaram danos em várias regiões do RS

Temporais isolados atingiram diversas cidades do Rio Grande do Sul com chuva intensa, raios, granizo e vendavais.

Por Metsul Publicado em 14/01/2024 20:38 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Chuva forte e temporais isolados atingiram o Rio Grande do Sul neste domingo, no começo de uma semana que será marcada por um episódio de intensa instabilidade com chuva volumosa e tempestades. A chuva alcançou a maioria das regiões do estado, embora, como previsto, não tenha chovido em todas as cidades. O tempo começou a se instabilizar ainda no final da manhã na fronteira com o Uruguai. No decorrer da tarde, as áreas de instabilidade cresceram e avançaram do Oeste e do Sul do estado para as demais regiões do território gaúcho. 

Ao avançar pelo estado, a instabilidade encontrou ar muito quente em sua dianteira, o que formou nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul, levando à chuva forte e temporais isolados em diversas localidades. A tarde foi muito quente. Estações oficiais indicaram temperaturas máximas de 38ºC nos vales e quase 37ºC em Porto Alegre. Fez 37ºC na região de Santa Maria e no Noroeste do estado.

Árvore caiu sobre carro durante vendaval na Serra | REDES SOCIAIS

No Sul do estado, as nuvens carregadas provocaram queda de granizo em alguns pontos, como em bairros de Pelotas e em Arambaré, às margens da Lagoa dos Patos. No Oeste, o vento em Quaraí atingiu 85 km/h. Rosário do Sul teve queda de árvores e falta de luz. Em Santa Maria, raio causou danos em residência. Temporais com vento forte afetaram também outras regiões do estado. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de vento de 105 km/h em Soledade, 90 km/h em Bento Gonçalves e 88 km/h em São Luiz Gonzaga.

Foto: Douglas Cunha/Metsul

Uma das áreas mais afetadas pela instabilidade foi a Grande Porto Alegre, onde a chuva e os temporais chegaram no fim da tarde com chuva localmente forte, trovoadas e vento. Nuvens muito carregadas podiam ser vistas nas imagens de satélite no fim da tarde sobre a região metropolitana da capital gaúcha, acompanhando os temporais.

Caiu granizo em cidades, por exemplo, como Canoas e Novo Hamburgo. Houve queda de algumas árvores, placas e ocorreu falta de luz em pontos do Vale do Sinos, onde foram observados dois temporais na região em apenas uma hora. Bombeiros de Dois Irmãos, Campo Bom e Novo Hamburgo atendem as ocorrências pelos temporais no vale.


Conteúdo relacionado

Termos relacionados