Rio Grande do Sul
Chuvas: 57% dos municípios do Rio Grande do Sul estão em estado de emergência
Com reconhecimento da situação pelo governo federal, as 283 cidades estão autorizadas a receber recursos da União para ações de assistência imediata e de longo prazo.
Mais da metade (57%) dos municípios do Rio Grande do Sul está em estado de emergência reconhecido pelo governo federal por causa das chuvas. A informação consta em um relatório do SINPDEC (Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil).
Com a medida, as 283 cidades nessa situação estão autorizadas a receber recursos da União para ações de assistência imediata, como compra de alimentos e desobstrução de vias; e para projetos de longo prazo, como a construção de unidades habitacionais.
Desde setembro do ano passado, o estado tem enfrentado problemas em razão de temporais, enchentes, ciclones e outros efeitos naturais. À época, o governo federal anunciou o repasse de R$ 741 milhões para municípios gaúchos.
Em março, mais R$ 134 milhões foram enviados para a região para ações de assistência, reestabelecimento e reconstrução de danos causados pelas chuvas.