Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Ciclo de Palestras sobre Citricultura acontece nesta quarta e quinta-feira, em Erechim

Evento é considerado o mais importante do Sul do Brasil para o setor.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
27/06/2023 11:25 – atualizado há 30 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Considerado o evento do setor mais importante do Sul do Brasil, o 24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura acontece nesta quarta (28) e quinta-feira (29), em Erechim. A ideia é proporcionar um encontro da pesquisa e universidades com a assistência técnica, além dos citricultores, para trocarem informações importantes sobre a cultura e o setor. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim é gratuito com inscrições podendo ser feitas no local, no dia do encontro. São esperados 350 participantes

Programação

A programação do primeiro dia (28/06) inicia às 8h e contará com palestras que irão abordar diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, análise setorial e perspectivas, estratégias e controles, novas variedades e práticas de manejo, entre outras. A abertura oficial será às 18h. As atividades serão no Auditório da URI Erechim. Já no segundo dia (29/06), pela manhã, haverá visita técnica no município de Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens. Clique aqui e confira a programação completa.

Conforme o assessor técnico da Câmara Setorial de Citricultura da Seapi, engenheiro agrônomo Paulo Lipp, o ciclo é realizado de forma itinerante por convite de municípios que estão em regiões de expressão na Citricultura. “O Alto Uruguai destaca-se por ser a maior região produtora de laranjas para suco no Rio Grande do Sul. São 3.100 hectares plantados”, pontua. “Além de 380 hectares de bergamota e cerca de 1.200 produtores que trabalham com citricultura”, destaca o assessor técnico.

Na abertura oficial, haverá uma homenagem pelos relevantes serviços prestados na Citricultura ao servidor Lipp e ao produtor de citros João Batista Griebler.

Patrocínio e apoio

O evento conta ainda com patrocínio de Sicredi UniEstados, Cresol Centro-Sul RS/MS, Uniprime, CECAFES, Kesoja, Cooperval, Agronomia URI Erechim, Tecnovin, Top Formaturas, Viveiro Mondini, Viveiros Weber, Viveiro Naldo Rosário do Sul e apoio do SEBRAE.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, diz que esse será um importante evento para a região. “Vamos mostrar nossa hospitalidade recebendo produtores, técnicos e investidores da área de citricultura de todo Estado e também de Santa Catarina. Será um grande e produtivo evento”, destaca o secretário.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE