Ciclone extratropical coloca o Rio Grande do Sul em alerta para ventos extremos e chuva intensa
MetSul prevê rajadas de até 130 km/h e acumulados de 100 mm, com risco de alagamentos, temporais, queda de energia e danos estruturais entre terça e quarta-feira.
O Rio Grande do Sul está em alerta para a formação de um ciclone extratropical nesta terça-feira (9), que se forma no Oeste e avança para o Leste do estado. A MetSul prevê chuva forte a intensa, com acumulados de 50 a 100 mm, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e inundações. Também podem ocorrer temporais isolados, com vendavais e granizo, além de queda de temperatura.
A pressão atmosférica deve cair para valores abaixo de 1000 hPa, com chuva em todas as regiões. O cenário se agrava na quarta-feira, considerada o dia mais crítico, quando o ciclone estará próximo da costa. São esperadas rajadas de 60 a 90 km/h na maior parte do estado, podendo chegar a 100 a 130 km/h no Sul, Leste, litoral, Lagoa dos Patos e áreas próximas.
A MetSul alerta para riscos como queda de árvores e postes, destelhamentos, danos estruturais e falta de energia nas regiões mais atingidas.
Em Erechim a terça-feira será um dia de chuva com temperatura variando entre 16ºC e 22ºC.
Rota do Ciclone
Segundo a Metsul, a rota do ciclone coloca em maior risco cidades costeiras e áreas próximas à Lagoa dos Patos, como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Mostardas, Camaquã, Tapes, Guaíba, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Viamão, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá e Capão da Canoa. O vento também deve ser muito forte em regiões elevadas dos Aparados da Serra e da Serra Gaúcha.
O impacto se estende para outros estados do Sul e do Sudeste. Santa Catarina pode ter rajadas de 80 km/h a 130 km/h em áreas de serra e litoral; o Leste do Paraná também deve registrar vento forte, com influência até São Paulo e Sul de Minas, onde as rajadas podem variar de 60 km/h a 80 km/h. O ciclone começa a se afastar do continente na quinta-feira, mas ainda provoca vento forte em parte do dia.