Ciclone extratropical trará chuva forte e ventania ao RS a partir desta terça
Conforme a MetSul Meteorologia, haverá a formação de um ciclone extratropical que favorecerá o tempo severo entre terça e quarta-feira, 20.
O Rio Grande do Sul terá um período de forte instabilidade a partir desta terça-feira (19), com risco de temporais, chuva intensa e rajadas de vento em várias regiões do Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, a formação de um ciclone extratropical entre terça e quarta-feira (20) deve provocar ventos de 50 a 70 km/h na maior parte do território gaúcho, chegando a 90 km/h no Litoral e Lagoa dos Patos, com possibilidade de picos acima de 100 km/h. A situação pode gerar queda de árvores e postes, destelhamentos, falta de energia e danos a estruturas.
O cenário será potencializado por uma corrente de jato em baixos níveis que transportará ar quente e úmido, favorecendo a formação de uma linha de instabilidade que cruza o Rio Grande do Sul e segue para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Apesar da chuva e do vento, as temperaturas ainda seguem elevadas, com máxima de 24°C em Porto Alegre e abafamento em setores do Noroeste, Norte e Nordeste do Estado.
Em Erechim, previsão de sol com muitas nuvens. Temperatura entre: 13ºC /22ºC.
A semana terá ainda um segundo episódio de tempo severo a partir da sexta-feira (22), com chuva e calor antecedendo a chegada de uma frente fria. A MetSul alerta para o risco de temporais de vento e granizo entre sexta e sábado (23), com acumulados de chuva que podem chegar a 150 mm em parte do Oeste e do Sul gaúcho e ultrapassar 200 mm em alguns pontos, aumentando a possibilidade de alagamentos e cheias em rios.