Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Clima

Ciclone: Veja a cronologia e seus impactos na chuva e no vento

Ciclone se forma sobre o RS, e não sobre o mar, o que vai trazer vento forte entre hoje e amanhã em muito mais cidades que o habitual em circulação ciclônica.

Metsul
por  Metsul
12/07/2023 07:52 – atualizado há 53 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um ciclone extratropical intenso vai se formar sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira e avançar para o Oceano Atlântico na quinta-feira, gerando chuva forte a torrencial em diversas cidades e ventania que em algumas regiões será muito forte a intensa com rajadas que devem passar dos 100 km/h. As informações foram divulgadas pela Metsul

A instabilidade ganha força ao longo do dia e, principalmente, da tarde para a noite de hoje com a formação do ciclone que vai levar à intensificação do vento que terá rajadas mais fortes a intensas em maior número de cidades em especial à noite. 

O ciclone que se formará hoje terá um diferencial em relação à maioria dos ciclones que afetam o estado. Vai se formar sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar, o que vai trazer vento forte entre hoje e amanhã em muito mais cidades que o habitual em circulação ciclônica.

Ciclones extratropicais são um fenômeno absolutamente comum no Sul do país e ocorrem em todos os anos. O período do inverno e da primavera marca a maior frequência deste tipo de fenômeno por conta do maior contraste térmico entre ar quente e frio nas latitudes médias do continente.

Veja a cronologia do ciclone e seus impactos na chuva e no vento na previsão para hoje e amanhã

Madrugada de quarta-feira

A instabilidade aumenta na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina com chuva em muitos pontos e que será localmente forte a torrencial em diferentes cidades. O avanço de ar mais quente por uma corrente de jato em baixos níveis para o Paraná e Santa Catarina contribui par a formação de nuvens carregadas na Metade Norte gaúcha e parte do estado catarinense. Estas nuvens geram temporais isolados com raios e risco de vendavais isolados e granizo. O vento sopra fraco a moderado com rajadas esporádicas em diversos pontos.

Tarde de quarta-feira

Ciclone começa a se aprofundar com queda muito acentuada da pressão atmosférica que pode descer a 995 hPa em alguns pontos. A instabilidade aumenta muito no Rio Grande do Sul e tem começo o período mais crítico para tempo severo com chuva forte e raios em grande número de cidades. Pancadas por vezes torrenciais com elevados volumes em curto período. Cresce o risco de temporais isolados em que pode ocorrer vento forte ou granizo. O vento aumenta no estado com intensidade moderada e rajadas fortes em alguns momentos em diversas localidades. Em pontos do litoral e da Lagoa dos Patos, as rajadas são fortes a intensas.

Noite de quarta-feira

O centro do ciclone vai estar sobre o Leste gaúcho, na altura de Porto Alegre. Chove em quase todo o Rio Grande do Sul e forte a torrencialmente em muitos locais. A chuva mais volumosa se concentra no Centro, Sul e o Leste do estado. Uma frente fria se organiza e avança com chuva localmente forte e risco de tempestades isoladas fortes com potencial para fenômenos severos isolados de vento pelo Noroeste e o Norte gaúcho, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense e o Oeste do Paraná. Vento moderado a forte na maioria das regiões gaúchas com rajadas por vezes intensas na costa, em especial entre Rio Grande e o Sul do Litoral Norte. Vento muito forte ainda em pontos isolados do Norte do estado e da Campanha.

Arte: Metsul

Madrugada de quinta-feira

O centro do ciclone vai estar sobre o mar a Leste do Rio Grande do Sul, perto da costa, com intensificação e queda na pressão central do sistema para 988 hPa a 990 hPa. Chove e garoa na maioria das cidades gaúchas com risco de pancadas fortes a isoladamente torrenciais mais no Leste, no Sul, Campanha e parte da fronteira com o Uruguai. Uma frente fria, associada ao ciclone, avança com chuva e risco de temporais isolados pelo Mato Grosso do Sul e grande parte de Santa Catarina e do Paraná. 

Vento moderado a forte com rajadas localmente muito fortes a intensas na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Vento muito intenso por vezes no Sul gaúcho, em especial no Litoral Sul. Rajadas muito fortes ainda em pontos da Campanha e do Oeste assim como nos Campos de Cima da Serra. O vento aumenta no Leste de Santa Catarina e no Paraná com rajadas muito fortes a intensas nas áreas serranas do Leste catarinense.

Manhã de quinta-feira


O ciclone se afasta gradualmente da costa e a chuva diminui bastante na maioria dos locais. Em vários locais do Sul do Brasil, inclusive, para de chover e podem ocorrer aberturas. O Sul e parte do Leste do Rio Grande do Sul seguem sob risco de chuva por vezes fortes. Vento forte com rajadas por vezes intensas na maior parte do Rio Grande do Sul com intensa ventania nas Metades Sul e Leste gaúcha assim como em pontos do Leste catarinense e do Paraná. Rajadas extremamente fortes em áreas de altitude do Planalto Sul Catarinense até a zona de Serra do Oeste da Grande Florianópolis. O vento Noroeste seco e quente, diferente do mais ao Sul do Brasil com chuva, aumenta muito no Sul, Leste de São Paulo e na capital paulista com rajadas fortes principalmente no litoral.

Tarde de quinta-feira

Circulação ciclônica com sol, nuvens e chuva com pancadas fortes isoladas. Chove em poucos lugares do Paraná e Santa Catarina enquanto as pancadas se dão mais no Rio Grande do Sul, em grande número de cidades, mas não em todas. O vento começa a diminuir em muitas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Oeste. Por outro lado, sopra muito forte em pontos do Leste do estado, como na área da Lagoa dos Patos e entorno, na região de Porto Alegre, no litoral de Rio Grande a Torres e no Leste da Serra e Campos de Cima da Serra. Venta muito forte no Leste catarinense e paranaense com rajadas extremas nos trechos de serra. Vento forte a muito forte no litoral paulista e Grande São Paulo. Rajadas de vento forte começam a atingir o Rio de Janeiro e o Sul de Minas Gerais.

Noite de quinta-feira

Persiste a circulação ciclônica. Chove ou garoa em pontos de Santa Catarina e do Paraná com maior precipitação ainda no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Leste gaúcha que pode ter chuva moderada a forte em alguns pontos. Não se pode afastar precipitação invernal em áreas de maior altitude do Planalto Sul Catarinense. Vento fraco a moderado na maior parte do Rio Grande do Sul. No Leste do estado, em especial, ainda pode ocorrer rajadas de vento, mas de forma muito mais esporádica à medida que o campo de vento forte a intenso do ciclone se afasta para o oceano. Rajadas por vezes fortes ainda, mas em diminuição, no Leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e pontos isolados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Veja mais em https://metsul.com/ciclone-int...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE