Cidade
Cidade catarinense, Jaraguá do Sul, é definida como a mais segura do país
SC é o Estado mais seguro do país, com 2 cidades no Top 10 da segurança.
Santa Catarina é considerado o Estado mais seguro do país. Os dados são do Anuário 2023 do ranking “Cidades mais seguras do Brasil”, divulgado na última sexta-feira (4). Dois municípios catarinenses figuram no Top 10 da segurança nacional: Jaraguá do Sul, em 1º, e Brusque, em 6º lugar.
Jaraguá do Sul, localizada no Norte catarinense, foi definida como a mais segura do país. A classificação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, do site My Side – Guia Imóveis. O indicador exclusivo leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.
A Polícia Militar de Santa Catarina destaca o trabalho preventivo que é feito na cidade, através do 12º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) e do 14º Batalhão da Policia Militar (BPM) de Jaraguá do Sul.
Segundo o comandante do 14º BPM, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, “a cidade de Jaraguá do Sul destaca-se pelo desenvolvimento de programas institucionais como Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”. Além disso, o trabalho preventivo também é realizado através da participação da sociedade, com a Rede de Vizinhos, que atualmente conta com 144 grupos e 4197 famílias participantes. O 14º BPM também destaca a Rede Catarina de Proteção à Mulher e o programa Protetores do Lar.
De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jaraguá do Sul tem cerca de 182.660 habitantes. O atual prefeito do município é José Jair Franzner (MDB), que susbtituiu Antídio Lunelli após renúncia do cargo para assumir como deputado estadual.
Entenda o ranking
O ranking de cidades mais seguras foi criado com o objetivo de auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no país. A classificação é baseada em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo do IBGE.
De acordo com a pesquisa, Santa Catarina é o Estado mais seguro do país, com uma média de 8,6 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2022.
Em seguida vêm os Estados de São Paulo (11,3 mortes/100 mil habitantes) e Minas Gerais (14 mortes/100 mil habitantes). O Estado mais perigoso para se viver, segundo o ranking, é a Bahia, com 46,3 mortes a cada 100 mil habitantes.