Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Cidade mais afetada pela dengue contará com força-tarefa

Localizado na Região Noroeste, na 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, o município registrou, até ontem, 1.256 casos confirmados da doença.

Assessoria
por  Assessoria
22/02/2024 20:30 – atualizado há 13 horas
Continua depois da publicidadePublicidade

Diante do cenário de aumento do número de casos de dengue no Rio Grande do Sul, uma força-tarefa da Secretaria da Saúde (SES) chegou nesta quinta-feira (22/2) a Tenente Portela, cidade mais afetada até o momento. Localizado na Região Noroeste, na 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, o município registrou, até ontem, 1.256 casos confirmados da doença.

Integram a força-tarefa profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e dos Departamentos de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e da Gestão da Atenção Especializada (DGAE). Em reunião no centro de eventos com o prefeito em exercício, Leônidas Balestrin, gestores de saúde, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e lideranças da Terra Indígena Guarita, as equipes fizeram um diagnóstico situacional e uma análise das estratégias em conjunto.

De acordo com a prefeitura, o município já dispõe de um plano de contingência de combate à dengue, que está servindo de base para a elaboração do plano de ação construído em parceria com o Estado. O diretor-adjunto do Cevs, Marcelo Vallandro, explicou que a força-tarefa está atuando em dois eixos principais: Assistência em Saúde e Vigilância em Saúde – para os quais foram criados grupos de trabalho específicos. “A população precisa participar junto do poder público para eliminar os criadouros e evitar que o vetor nasça e se desenvolva. Também temos as ações de educação em saúde e a estruturação da rede para acolher os casos, e essa movimentação precisa ser feita com a sociedade”, disse.

A diretora-adjunta do DAPPS, Marilise Fraga, ressaltou o papel da SES em dar suporte e potencializar as ações em Tenente Portela. “É importante organizar os fluxos de atendimento às pessoas que estão com suspeita de dengue e os casos já confirmados para evitar o agravamento e os óbitos”, explicou. “Estruturar as redes de assistência junto ao município, verificar as necessidades e buscar auxílio a nível estadual ou federal também fazem parte desse diagnóstico.”

O Cevs reforçou o quanto a conscientização da população é um fator decisivo no combate à dengue. Agentes de endemias e profissionais de saúde estão buscando frear a disseminação em diferentes frentes. A recomendação é a hidratação e a agilidade para procurar atendimento nas unidades de saúde, pois as equipes da Atenção Básica estão capacitadas e atualizadas para trabalhar com o protocolo da dengue.

Para tentar reverter a situação no município, a força-tarefa apoiou a prefeitura na elaboração de um plano de ação específico que deverá também ser enviado ao Ministério da Saúde para solicitação de apoio e recursos. Entre as diretrizes, foram sugeridas no âmbito da Vigilância:

  • convocar, na mídia, a comunidade para o engajamento num grande mutirão de eliminação de criadouros como caixas d’água e pequenos depósitos;
  • avaliar a possibilidade de notificação pública coletiva para eliminação das caixas d’água não utilizadas para consumo humano;
  • utilizar larvicida;
  • ampliar equipes;
  • reforçar a capacitação das equipe na aplicação das técnicas de controle vetorial.

No âmbito da Assistência em Saúde, as recomendações foram:

  • aumentar a capacidade de atendimento na atenção primária;
  • organizar o alinhamento de fluxos na rede de Saúde, de acordo com a classificação de risco;
  • orientar o fluxo de atendimento para a população indígena;
  • orientar para a formação profissionais;
  • acessar e disponibilizar exames laboratoriais e resultados em tempo oportuno;
  • avaliar a criação de espaço para hidratação e observação de pacientes conforme o sintoma.

Redentora

Em viagem ao Noroeste, a força-tarefa também esteve, nesta quinta-feira, na 15ª Coordenadoria Regional de Saúde para visitar o município de Redentora, que abriga a Terra Indígena Guarita. O objetivo foi dialogar com as lideranças indígenas sobre a situação da doença que está acometendo a região e buscar soluções conjuntamente. “É muito importante o Estado estar presente nas aldeias, verificando a situação de perto. Com cada um fazendo a sua parte, vamos superar o problema”, afirmou o prefeito de Redentora, Malberk Dullius.

Durante a tarde, a força-tarefa visitou o posto de saúde Estiva para orientar protocolos de atendimento e verificar as condições de atendimento da unidade básica. A equipe também esteve no Centro de Convivência no setor missão da área indígena.

Após a conversa inicial com a comunidade, a equipe realizou uma visita para orientar a respeito de caixas d’água, garrafas pets e outros resíduos espalhados pelo campo, alertando sobre a importância do tratamento da água com larvicidas e de outras medidas para que não ocorra a proliferação do mosquito. As visitas foram acompanhadas ainda pela equipe do polo-base da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

Após a ida à área indígena, a equipe se reuniu na Secretaria de Saúde de Redentora para avaliar os fluxos de atendimento e de ações executados em na cidade. Participaram as equipes do município e da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE