Economia
Cinco municípios catarinenses estão entre os mais rápidos do país para abrir empresa
Xaxim, localizado na região do Oeste catarinense, ocupa a primeira posição do ranking catarinense.
O desempenho catarinense no registro mercantil continua em destaque nacional. Santa Catarina abriu mais de 73 mil novos negócios no primeiro quadrimestre deste ano, segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia. Cinco municípios do estado despontam no rol entre os 10 do país com os menores tempos de abertura de empresas. São eles: Xaxim (1º), Mafra (2º), Criciúma (4º), Brusque (5º) e Navegantes (8º).
Segundo a presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Renata Silva, o resultado positivo se dá pelas medidas de simplificação que o Governo de Santa Catarina realizou para melhorar os processos de registro mercantil e legalização, assim como o apoio das administrações municipais na desburocratização também dos serviços públicos lá na ponta.
“Santa Catarina foi pioneira e serviu de modelo para a Lei da Liberdade Econômica, criando a regulamentação estadual. Desde então, vem colhendo frutos, como a facilidade de empreender e a desburocratização. Hoje, a Junta Comercial catarinense se consolida como uma instituição moderna e ágil, exercendo um papel fundamental no incentivo ao empreendedorismo. Por meio da Jucesc 100% digital, entre outras ações, simplificamos a abertura de novos negócios e representamos o DNA do empreendedor que investe e aposta no estado”, pontua a presidente.
Dentre outras medidas implantadas pela gestão Carlos Moisés que melhoram o ambiente de negócios para quem deseja investir, gerar emprego e renda, está a dispensa de alvará e licenciamento. São mais 570 atividades econômicas classificadas como de baixo risco e que não oferecem perigo à saúde e à segurança da sociedade, mais que a classificação brasileira, proporcionando um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas. Além disso, 60 municípios catarinenses integram o Programa SC Bem Mais Simples, que possibilitam ainda mais celeridade na abertura de novos negócios.
Tempo da abertura de empresas dos cinco municípios catarinenses destaques
- Xaxim: 3 horas
- Mafra: 4 horas e 1 minuto
- Criciúma: 4 horas e 11 minutos
- Brusque: 4 horas e 33 minutos
- Navegantes: 5 horas e 36 minutos