EM SANTA CATARINA

Cineasta Osnei de Lima é cidadão faxinalense

A solenidade foi realizada dia 28 de outubro no Centro Cultural César Avelino Bragagnolo.

Por Assessoria Publicado em 02/11/2024 19:07 - Atualizado em 02/11/2024 21:40

O diretor da Companhia Brasileira de Cinema, Osnei de Lima, recebeu a honraria aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Faxinal dos Guedes e outorgada conjuntamente como o poder executivo municipal. A distinção foi entregue pelo Prefeito Municipal Gilberto Lazzari e o Presidente do Legislativo Silvio Rosa da Silva, em ato solene realizado no Centro Cultural Municipal.

A iniciativa foi apoiada integralmente pela comunidade e teve como objetivo destacar o reconhecimento público à contribuição da obra do cineasta na divulgação da arte do cinema desenvolvida por jovens estudantes do município, no fim do século XX, na conceituada Escola Básica Professor Salustiano Antônio Cabreira e grupos teatrais pioneiros, que alcançou projeção e sucesso além-fronteiras.

Divulgação

Osnei, que é gaúcho de nascimento em Erval Grande, no Norte do RS, em 1974, residiu por vários anos com seus familiares em Faxinal dos Guedes, a partir de 1980. Foi lá que despertou para a arte do cinema amador com a participação de ousados ´atores´ jovens e integrantes de grupos teatrais de iniciativa popular.

A solenidade foi realizada dia 28 de outubro no Centro Cultural César Avelino Bragagnolo, diante de um público formado por representantes dos setores público e privado, organizações associativas e de representação da sociedade, amigos contemporâneos, legisladores, servidores públicos, professores, empresários do comércio e agroindústria, enfim, trabalhadores - pessoas de todas as classes sociais. Foi alegria de início ao fim, principalmente pelo envolvimento de grande parte dos presentes com a vida do homenageado desde os tempos de infância.

Nas acomodações do moderno e acolhedor Anfiteatro Teori Albino Zavascki, pessoas orgulhosas com o destaque e a projeção alcançada pelo “amigo Osnei” - agora consagrado Cidadão Faxinalense. O clima no ambiente materializava o sentimento de que a conquista era de todos; dava conta de que a vitória era de todos, em espaços que contribuíram decisivamente na estrondosa repercussão no mundo das artes, como o Festival de Cinema de Gramado e no programa de entrevistas do conceituado intelectual e comunicador Jô Soares.

Foram especialmente no festival e no programa jornalístico do Jô que o grande público conheceu em detalhes “O Come Gente” e os dramas do ser humano e Documentário “Sonho De Liberdade”, que abordou o final trágico do jornalista Tim Lopes, assassinado no Rio de Janeiro. As destacadas obras são parte de um condomínio que reúne mais de 50 títulos, com a participação de atores e atrizes de carreira nacional e internacional consagrada.

Do grupo de autoridades municipais que prestigiaram o evento, destaque para as manifestações do prefeito atual prefeito, Gilberto Lazzari; do presidente da Câmara Municipal, Silvio da Rosa e do prefeito eleito Jader Danieli. O Advogado e Procurador Público, Avelino Bortolon, falou em nome dos amigos do homenageado, especialmente dos colegas da turma 89.

Osnei de Lima, hoje com 50 anos, agradeceu com especial atenção a cada um dos presentes, independente das suas atividades e o rumo que tomaram na vida adulta junto da comunidade no município de Faxinal dos Guedes ou fora dele. “É muita responsabilidade que recém está começando”, resumiu em agradecimento.

Como o tempo não pára no mundo das criações do diretor, ele anunciou que está trabalhando em duas grandes produções com repercussão antecipada dentro e fora do país.

A noite encerrou com um show autoral dos consagrados Paulo Casarin e João Chagas Leite - nomes de destaque no universo musical brasileiro.