HOMENAGEM
Cineasta Osnei de Lima receberá título de Cidadão de Faxinal dos Guedes
Nascido em 26 de dezembro de 1974 em Erval Grande - RS, o cineasta Osnei de Lima receberá o título de Cidadão de Faxinal dos Guedes dia 28 de outubro de 2024, às 19h, no imponente anfiteatro da Câmara Municipal. A indicação partiu do vereador Silvio Rosa, que preside a Casa Legislativa, justificada pela vasta obra cultural produzida por Osnei de Lima. Os 11 edis faxinalenses aprovaram. A Secretaria de Cultura local avaliza o Título.
Já são 50 obras feitas, a exemplo de “O COME GENTE” (2.000), sucesso nacional, com destaque no Fantástico da TV Globo, emissora que chamou OSNEI ao Programa do Jô Soares. Foi a primeira obra genuinamente erechinense, cidade gaúcha onde o cineasta reside atualmente. Somente na região do Alto Uruguai, à época, cerca de 40 mil pessoas assistiram o curta-metragem que levou o 1º lugar no Festival de Gramado – RS, na categoria Melhor Filme Juri Popular Super 8. “O Come Gente” recebeu nova versão em 2005, com a participação da atriz Bárbara Paz, em versão longa metragem.
Em 2002, outro aplauso veio com a trajetória do jornalista Tim Lopes. A película recebeu prêmio de Melhor Filme Super 8 pela Associação de Profissionais Técnicos Cinematográficos de Cinema Gaúcho - APTC. O JN anuncia que a obra concorre entre centenas de filmes brasileiros e latinos no festival de Gramado. Dois trabalhos recentes refletem memórias da cervejaria Frizanco de Anchieta "BIRRA COM LA STORIA" (2021) e “O GLADIADOR DA PAZ” vídeo que homenageia o líder Romeo Bet nos seus 80 anos (2024).
Osnei relata que a primeira inspiração ao cinema nasceu quando assistiu, em Faxinal dos Guedes no Clube Itagiba - cidade que morou dos 4 aos 17 anos -, à peça teatral “A Menina e o Vento”, do dramaturgo Neri de Paula. “Naquele momento sonhei em produzir o primeiro curta”, rememora. Sem câmera própria, empenhou boa parte do salário que recebia na Sadia Faxinal, para pagar um consórcio, do qual fora sorteado na quinta parcela. Era novembro de 1989. “Foram algumas semanas de treinamento com um fotógrafo e cinegrafista da cidade para obter o básico”, lembra.
Um colega de trabalho, “outro sonhador”, arriscava manuscritos daquele que seria, mais tarde, o roteiro do “filme” de Osnei de Lima, assistido emotivamente pelos próprios atores e outros alunos de Faxinal dos Guedes, todos colegas ou conhecidos de Osnei.
Agora, em parceria com o jornalista, escritor de 4 livros, palestrante, roteirista de dezenas de vídeos, Julmir Cecon, Osnei se debruça sobre aquele que será “o maior projeto de minha vida”. Trata-se do longa ANTES DO NASCER DO SOL, que vai contar a vida e obra de Aury Luis Bodanese, que liderou movimentos para criar a Cooperalfa, Maxicrédito, AuroraCOOP e Fecoagro, entidades que reúnem mais de 400 mil famílias e que deverá ser finalizado em abril de 2027. “Vida longa ao cinema”, festeja OSNEI.