Cidade
Circuito das águas, das tropas e do mate é tema de reunião em Machadinho
O evento foi organizado pela Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agricultura de Machadinho – ACITAM.
Na tarde de terça-feira (22) foi realizado na sala de reuniões do Clube União, um workshop de estruturação que apresentou temáticas sobre o circuito das águas, tropeirismo e mate. O evento foi organizado pela Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agricultura de Machadinho – ACITAM.
Durante a tarde de atividades ocorreu o pronunciamento de autoridades e lideranças, explanação sobre o projeto em debate, apresentação dos potenciais e atrativos turísticos do município de Machadinho apresentado pela Secretaria Municipal de Turismo e Conselho, seleção dos atrativos a serem cadastrados e demais encaminhamentos.
O engenheiro agrônomo da Emater/Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, mencionou o objetivo da iniciativa que surgiu através da emergência de trazer ao Estado do Rio Grande do Sul e assim ao país, projetos Ilex Turismo, ou seja, que ligam a cultura da erva-mate ao turismo.
Atualmente há três rotas em funcionamento: Rota do Chimarrão – localizada na região de Venâncio Aires; Caravana da erva-mate, região do Alto Taquari; Caminhos da Erva-mate, região de Palmeiras da Missões e Novo Barreiro e agora a quarta Rota que chega ao município de Machadinho.
“O projeto está ligado a uma rota internacional e visa integrar três países: Brasil, Paraguai e Argentina e com isso atrair muitos turistas e assim valorizar a história, geografia e riquezas culturais com experiências únicas de cada localidade” afirmou Ilvandro.
Circuito das águas, das tropas e do mate tem relação e elementos característicos com a região onde está sendo implantado a fim de fomentar a cultura de cada localidade e suas potencialidades. Os municípios que fazem parte da rota são: Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Barracão e Machadinho.
Conforme a coordenação do projeto, após a apresentação do projeto em cada município e documentada as potencialidades haverá a roteirização do Circuito que levará a descrição de cada ponto. Após isso haverá o treinamento e capacitação de pessoas que atuarão dentro do projeto e posteriormente a adequação da infraestrutura de pontos que ainda necessitam de investimentos. A expectativa é de que no próximo ano, ou seja, em 2024 Circuito das águas, das tropas e do mate esteja pronto para ser visitado.