CIT realiza encerramento do Startup RS Go com destaque para evolução das empresas incubadas

Atividade marcou o fim de um ciclo de mentorias e consultorias voltadas ao empreendedorismo tecnológico.

Por Redação VL Publicado em 11/12/2025 15:26 - Atualizado em 11/12/2025 15:29

O ecossistema de inovação de Erechim celebrou, nesta quinta-feira (11), o encerramento do Programa Startup RS Go, realizado na Sala Inovação do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, integra o plano de ações desenvolvido em parceria com o Sebrae, dentro do programa Cidade Empreendedora.

Durante o último mês, empresas incubadas no CIT participaram de mentorias, consultorias e atividades voltadas ao fortalecimento de modelos de negócio e à ampliação de estratégias de mercado, conduzidas pela Semente Aceleradora, parceira do Sebrae e referência nacional em aceleração de startups.

O contrato firmado entre o município e o Sebrae contempla diversas iniciativas que buscam impulsionar o desenvolvimento territorial e criar condições ainda mais favoráveis para micro e pequenas empresas de Erechim. Além do Startup RS Go, o plano inclui o Startup RS Launch, o Prepara Gastronomia, voltado à qualificação do setor alimentício, e o Projeto de Desenvolvimento das Agroindústrias, com oficinas, consultorias e workshops. Também estão previstas ações voltadas à educação empreendedora e à gestão pública, fortalecendo o ambiente de inovação e negócios local.

Resultados e fortalecimento das startups locais


Instalado junto ao Polo de Cultura da ACCIE, o CIT segue consolidado como um ambiente voltado ao empreendedorismo, tecnologia e soluções inovadoras. Atualmente, 14 startups integram o programa de incubação, beneficiando-se da infraestrutura física, rede de mentores, consultorias técnicas, além da integração com universidades, entidades e empresas âncoras.

Para o coordenador de Inovação, Jonas Marini, o encerramento do Startup RS Go marca um momento importante para as empresas incubadas.
“Essa etapa foi fundamental para que cada startup entendesse seu nível de maturidade e pudesse evoluir com acompanhamento especializado. O programa trouxe metodologias de alto impacto e ajudou os empreendedores a enxergar novas oportunidades, ajustar estratégias e se preparar para competir em um mercado que exige cada vez mais inovação. Encerramos essa edição com a certeza de que o CIT está formando negócios fortes e preparados para crescer”, disse.

Avanços no ecossistema de inovação

O CIT passou recentemente por melhorias estruturais, reorganização e fortalecimento da rede de parceiros, ampliando sua capacidade de atendimento e dando suporte a novos empreendedores. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, os resultados confirmam que a cidade está avançando de forma consistente no setor. “Encerrar o Startup RS Go é celebrar o crescimento das nossas startups e reafirmar o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento tecnológico. O CIT é hoje um ambiente de oportunidades, conexões e soluções que impactam diretamente o futuro econômico de Erechim. A parceria com o Sebrae tem sido decisiva para ampliar nosso ecossistema de inovação e seguiremos investindo para que mais empresas possam nascer, se qualificar e prosperar aqui.”, destacou.

Fotos: Milena Mezalira – Comunicação PME