Economia
Clientes da RGE vão pagar mais caro pela energia a partir desta quarta-feira
Os percentuais foram confirmados em reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21).
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorizou hoje (21), um reajuste nas tarifas de energia para clientes da concessionária RGE Sul. A RGE atende 3 milhões de unidades consumidoras, em 381 municípios do Rio Grande do Sul.
A concessionária terá um aumento médio das suas contas de luz na ordem de 10,98% que passa a vigorar a partir desta quarta-feira (22).
Para a alta tensão (indústrias), o incremento, em média, será de 14,26% e particularmente para os clientes residenciais (classe B1) a elevação será de 8,41%.
Já para todos aqueles que estão ligados na baixa tensão (que envolve, além dos residenciais, usuários do meio rural ou pequenos comércios) o acréscimo será em média de 9,31%.
Os percentuais foram confirmados em reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21). No entanto, o reajuste da distribuidora gaúcha era para ter sido definido em encontro da diretoria do órgão regulador ocorrido em 14 de junho e os novos valores deveriam ter entrado em vigor no dia 19. Contudo, a agência optou por estender esse cronograma e definiu a dimensão do reajuste apenas nesta terça-feira.
A RGE é responsável por fornecer 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender a mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios. A companhia é hoje a maior distribuidora do grupo CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades abrangidas. A área de concessão da empresa, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul (antiga AES Sul), realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil quilômetros quadrados, envolvendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Estado.