Esporte
Clubes decidem que Brasileirão seguirá sem público em setembro
Clubes querem se unir para derrubar liminar da Justiça Desportiva que autorizou Flamengo a jogar com público em eventos-teste.
O Campeonato Brasileiro seguirá sem público nas arquibancadas pelo menos até outubro. Essa foi a decisão de representantes de 19 dos 20 clubes da Série A, que se reuniram na manhã desta quarta-feira (8) para deliberar sobre o tema. O Flamengo - que conta com liminar obtida junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu liberação da prefeitura do Rio de Janeiro para colocar torcedores em "eventos-teste" no Maracanã - se recusou a mandar representante e pretende jogar com torcida nas suas três próximas partidas como mandante.
A insistência do clube carioca em contar com torcedores no estádio fará com que todos os demais que disputam o Brasileirão acionem o STJD, em conjunto, para derrubar a liminar.
Há consenso entre as agremiações que a liberação de público só deve acontecer quando ocorrer para todo mundo, sob o risco de interferir na isonomia da competição.
Além disso, ficou decidido que, caso o Flamengo (ou qualquer outro clube) insista em levar torcida se valendo de decisão liminar, a rodada inteira ficará suspensa.
Antes mesmo da realização do encontro, o Flamengo emitiu nota em que dizia não reconhecer a competência da CBF e dos demais clubes para deliberar sobre o retorno da torcida aos estádios.