RIO GRANDE DO SUL
CNH SOCIAL: Lista dos beneficiados já foi divulgada
Os selecionados têm até 5 de setembro para procurar um Centro de Formação de Condutores e apresentar a documentação exigida.
O DetranRS e a Secretaria de Desenvolvimento Social divulgaram a lista de contemplados do programa CNH Social 2025. Os selecionados têm até 5 de setembro para procurar um Centro de Formação de Condutores e apresentar a documentação exigida. É necessário comprovar residência no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos e aceitar as condições do programa. Os beneficiários terão isenção total de taxas, exames, cursos e do exame toxicológico para obtenção da carteira de motorista.
O DetranRS alerta aos candidatos que foram contemplados para adição e mudança de categoria para considerarem o prazo do exame toxicológico exigido somente para as categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (veículos articulados). Esses candidatos precisam do exame negativo para abrir o serviço de habilitação, portanto não devem deixar para o final do prazo. Dependendo da localização, o resultado do toxicológico pode levar até 15 dias.

A lista está disponível em https://www.detran.rs.gov.br/lista-de-contemplados-para-a-cnh-social-2025
A lista com os endereços e contatos dos Centros de Formação de Condutores pode ser consultada aqui.
Documentos exigidos para contemplados na CNH Social 2025
Os candidatos selecionados no programa CNH Social 2025 devem apresentar:
- Comprovante de residência no Estado do Rio Grande do Sul há, no mínimo, dois anos;
- Declaração de responsabilidade, atestando a veracidade das informações prestadas e o conhecimento e aceite das condições do programa (modelo disponível no site do DetranRS).
Formas de comprovar residência (válidas com, no mínimo, dois anos de emissão):
- Conta de água, luz ou telefone no nome do contemplado;
- Declaração do proprietário ou locatário do imóvel, acompanhada de cópia do documento de identidade e comprovante de residência do declarante;
- Comprovante de matrícula em instituição de ensino no RS;
- Contrato de trabalho, contracheque ou outro documento que comprove vínculo empregatício no Estado.