EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Colaboradores da Famurs participam de palestra sobre gestão de resíduos
Atividade integra a campanha interna “Recicla Famurs”, promovida pela Área Técnica de Meio Ambiente
Os colaboradores da Famurs receberam o diretor de Gestão em Educação Ambiental, Luis Eduardo Nunes, vinculado ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Prefeitura de Porto Alegre, para falar sobre educação ambiental e gestão de resíduos. A palestra integrou a campanha Recicla Famurs, promovida pela Área Técnica de Meio Ambiente, cujo objetivo é promover e fortalecer as práticas de separação de resíduos na entidade e, consequentemente, contribuir para um ambiente mais sustentável.
Durante o encontro, Nunes desconstruiu alguns conceitos relacionados a separação e processo do lixo reciclável, explicando diferenças como entre os conceitos reaproveitar e reciclar; o que é considerado resíduo orgânico, resíduo potencialmente reciclável e rejeitos – resíduos sólidos que não podem ser reaproveitados ou reciclados. Ainda, abordou aspectos de como ocorre o processo de descarte; a importância da separação correta do lixo e da necessidade de educação ambiental. Na oportunidade, dúvidas dos colaboradores foram sanadas e uma dinâmica foi realizada, exemplificando itens que são orgânicos e recicláveis.
Conforme Nunes, um panorama dos resíduos sólidos urbanos, apenas de Porto Alegre, indicou que, do lixo recolhido, 23% dos resíduos poderiam ir para reciclagem e 61% para compostagem. Se todos separassem o lixo corretamente, somente 16% dos resíduos iriam, de fato, para o aterro sanitário, reduzindo significativamente o volume de resíduos sólidos gerados pela atividade humana.
Além da palestra, a campanha Recicla Famurs também contará com atividades, para estimular os colaboradores no descarte correto do lixo. Conforme a assessora Ana Amélia Schreinert, uma das organizadoras do projeto, a iniciativa teve início em 2023, com base em relatos de colaboradores e alunos da Escola Famurs, e tem como objetivo mudar a cultura dos colaboradores e colocar a Famurs como exemplo de boas práticas na gestão do lixo para o público que frequenta a sede da entidade.