Rio Grande do Sul
Colegiado de Primeiras-Damas da AMAU quer trazer “Touca Inglesa” para o Hospital Santa Terezinha
Objetivo do equipamento é reduzir a alopécia (perda de cabelos) em decorrência do tratamento oncológico.
Uma tecnologia usada no tratamento oncológico que evita ou reduz a queda de cabelo levou representantes do Colegiado das Primeiras-Damas da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) juntamente com ex-diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Jackson Arpini a realizar uma visita técnica ao Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, na última sexta-feira (10)
O grupo esteve no Centro Oncológico do Centro Clínico Mãe de Deus, onde pode saber mais detalhes sobre o aparelho, conhecido como "Touca Inglesa", que contem tecnologia Paxman. De acordo com técnicos da Santa Casa objetivo do equipamento é reduzir a alopécia (perda de cabelos) em decorrência do tratamento oncológico.
A comitiva estava representada pela presidente do colegiado, Silvana Bettega (Gaurama), Melânia Vendruscolo (Severiano de Almeida), Rafaela Sette (Barra do Rio Azul) e a agente executiva da AMAU, Suélen Brum.
Segundo a presidente Silvana Bettega, a visita foi extremamente importante porque permitiu verificar as possibilidades de implantar a tecnologia no hospital de referência SUS, no caso da região o Hospital Santa Terezinha. “A partir do momento em que as dúvidas foram sanadas e se estabeleceu contato com o representante da empresa, que informou que a tecnologia está disponível em hospitais que atendem o SUS, com o objetivo de mudar o estigma do câncer, como forma humanizada e positiva de enfrentar a doença, sem perda da autoestima”, explica.
Conforme a presidente, visitas como esta são importantes para a região porque possibilita ampliar contatos com outras casas de saúde. “Ela enaltece a iniciativa das primeiras-damas e espera que a visita possa viabilizar que a tecnologia possa estar disponível aos pacientes do SUS, por meio de uma ação regional”, ressaltou.
Jackson Arpini parabenizou as primeiras-damas pela iniciativa, bem como o convite para acompanhar a comitiva regional. “O equipamento será uma grande conquista para toda a região”, finalizou.