ERECHIM
Coletivo Sinfonia na Cidade participará da Frinape com intervenção artística e oficinas
Conheça as atividades que o grupo da UFFS levará para a edição 2024 da feira.
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estará presente em mais uma edição da Frinape. Um dos destaques será a participação do coletivo científico artístico Sinfonia na Cidade, com atividades que exploram a paisagem sonora de Erechim. O grupo, dedicado à promoção de ideias inventivas nesse campo, participará da programação cultural com propostas de intervenções sonoras interativas e imersivas.
Em meio ao constante bombardeio de informações e estímulos da era digital, a instalação “Jardim de Silêncios” propõe uma pausa para a escuta do silêncio. A exposição itinerante, que já esteve na UFFS e em escolas públicas da rede de educação básica da cidade, estará em exposição na Sala de Artes Visuais, integrando uma mostra coletiva com outros artistas visuais da cidade. A obra foi selecionada no edital de atrações Cidade da Cultura – Frinape 2024 - Conexões Que Transcendem o Tempo, promovido pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie).
A obra se apresenta como uma cartografia colaborativa, convidando o público a mapear os sinais de silêncio em uma “paisagem sonora pós-digital” – conceito que nos leva a refletir sobre as fronteiras entre o analógico e o digital, o natural e o artificial, o orgânico e o mecânico em um mundo saturado pela tecnologia. Quando o excesso de informações nos afasta do essencial, o silêncio emerge como um refúgio, um espaço para reconexão. Assim, a exposição convida a buscar esse silêncio, a explorar os espaços onde ele ainda existe e a refletir sobre sua importância em nossas vidas.
O Sinfonia na Cidade também convida o público para algumas oficinas que acontecerão na feira. Na intervenção “Cidade que Escuta”, que acontecerá na Sala Conectando Gerações, o público será desafiado a mapear os sons que compõem a paisagem sonora de Erechim, usando lápis coloridos, adesivos e post-its para marcar no mapa minimalista da cidade — uma tela vazia de ruas e quadras — os sons que definem sua experiência urbana. Cada marcação no mapa será uma memória sonora, seja o burburinho das avenidas movimentadas ou o silêncio suave de uma praça tranquila, criando um mosaico vibrante de cores e texturas que traduzem a sinfonia da cidade. A proposta busca não só resgatar memórias sonoras de Erechim, mas também despertar uma nova percepção sobre como os sons moldam a nossa relação com o espaço e com a memória coletiva, convidando todos a escutar a cidade de maneira mais atenta e sensível.
Outra atração do coletivo na Sala Conectando Gerações é o “Sinfonia em Games”, uma proposta que une som, games e tecnologia em um espaço interativo e educativo, promovendo a troca de conhecimentos entre gerações. A intervenção convida o público a explorar a evolução da tecnologia sonora de forma interativa. Imagine uma arqueologia das mídias sonoras, onde discos, rádios, fitas cassetes e CDs se transformam em portais para o passado. Através desses objetos, o público poderá vivenciar as diferentes formas de ouvir e produzir som ao longo do tempo. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, os visitantes serão transportados para uma exposição virtual em ambiente metaverso sobre a história dos videogames, experimentando a evolução dos sons e trilhas sonoras que marcaram gerações.
Programação do coletivo Sinfonia na Cidade na Frinape
Intervenção artística “Jardim de silêncios”
Data: 15 a 24/11
Horário: 10h às 22h
Local: Polo da Cultura - Sala de Artes Visuais (1º andar)
Oficinas “Cidade que escuta” e “Sinfonia em Games”
Data: 15/11
Horário: 10h às 14h
Local: Polo da Cultura – Sala Multiuso (1º andar)
Oficina “Cidade que escuta”
Data: 16/11
Horário: 14h às 18h
Local: Polo da Cultura - Sala Conectando Gerações (1º andar)
Oficinas “Cidade que escuta” e “Sinfonia em Games”
Data: 17/11
Horário: 10h às 13h30
Local: Polo da Cultura – Sala Multiuso (1º andar)
Oficina “Sinfonia em games”
Data: 18/11
Horário: 15h às 18h30
Local: Polo da Cultura - Sala Conectando Gerações (1º andar)
Oficinas “Cidade que escuta” e “Sinfonia em Games”
Data: 20/11
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Polo da Cultura – Sala Multiuso (1º andar)
Foto: Instalação Jardim de Silêncios propõe uma pausa para a escuta do silêncio (Créditos: Coletivo Sinfonia na Cidade)