Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Colheita de grãos de verão avança no RS

No caso da soja, a colheita atinge 19% da área cultivada, segundo a Emater

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
31/03/2022 20:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul registra o avanço da colheita de todos os grãos da safra de verão. No caso da soja, a colheita atinge 19% da área cultivada. As lavouras com perdas extremas não foram colhidas, mas destinadas a pastejo ou à produção de feno para alimentação animal. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), nesta quinta-feira (31/03), persistiram os problemas associados à má uniformidade na maturação, devido à coexistência de plantas secas e outras verdes, estas contendo legumes secos e também verdes. Frequentemente foi necessária a dessecação com herbicidas específicos para poder realizar o corte.

Foto- Dionathan Rigo - Emater RS Ascar Noroeste RS

A produtividade obtida com a colheita da soja ainda é muito baixa, condicionada pela intensidade da estiagem. Contudo, há uma tendência desta se elevar à medida que a operação incluir cultivares mais tardias ou lavouras estabelecidas a partir de dezembro. As lavouras em enchimento de grãos totalizam 31% e, em maturação, 45% do cultivo. Produtores aguardam que a ocorrência de chuvas não prejudique o final da safra, já alterada pela estiagem.

A colheita das lavouras de milho avança de forma lenta e atinge 75% da área cultivada. As lavouras em maturação totalizam 14%. O milho semeado em safrinha representa 11% e têm desenvolvimento satisfatório, uma vez que a umidade nos solos, as temperaturas amenas e a luminosidade característica do outono proporcionam condições ideais para a cultura manter o potencial produtivo.

Já no milho silagem, a colheita evoluiu na metade Sul do Estado, e a produtividade estimada permanece 53% inferior à estimada inicial, com produção média de 20 t/ha de massa a ser ensilada. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, foram ensiladas as lavouras implantadas na primeira quinzena de dezembro, e a produtividade obtida é decorrente do estande de plantas e o local de cultivo, sendo que, em solos de várzeas, as produtividades são mais elevadas. Nas áreas de coxilhas, de maneira geral, as plantas apresentam menor porte e o secamento das folhas foi antecipado, situação que refletiu em rendimentos mais baixos, tanto em massa verde quanto no valor nutricional.

No arroz, a colheita avançou de forma significativa e alcançou 53% da área cultivada no Estado, estando em maturação 39% das lavouras gaúchas. A produtividade permanece próxima à inicialmente estimada, com algumas particularidades regionais, provocadas pela maior ou menor disponibilidade hídrica para a irrigação e pela incidência de temperaturas inadequadas em fases reprodutivas.

A colheita do feijão primeira safra foi encerrada nas regiões que realizam dois cultivos subsequentes com a leguminosa. Na regional da Emater/RS Ascar de Caxias do Sul, que detém a maior área de cultivo, a colheita aproxima-se de 50% da média regional. Em Muitos Capões, as lavouras apresentam rendimento variável entre 1.800 e 2.700 kg/ha e com boa qualidade dos grãos. Nos demais municípios dos Campos de Cima da Serra, a colheita será iniciada em breve. A expectativa de rendimento atual apresenta uma leve diminuição em relação à expectativa inicial.

A cultura do feijão segunda safra foi toda implantada e apresenta germinação uniforme. Predominam as fases de desenvolvimento vegetativo e floração, com pequena área já colhida. As condições do tempo têm sido adequadas para a cultura, contudo as recentes quedas de temperaturas, especialmente noturnas, e a alta umidade do ar aumentam os riscos, e são necessários cuidados preventivos com a disseminação de doenças foliares, com destaque para a antracnose (Colletotrichum lindemuthianum), que se não combatida pode causar perda total na produção.

OUTROS CULTIVOS

Nogueira Pecã - Em Cachoeira do Sul, na Regional de Santa Maria, a noz está cultivada em 880 hectares, já em produção. Estima-se perda de 30% no rendimento. Já em pomares não irrigados, esse índice deverá ser de 50%.

Oliva - Na Regional de Pelotas, segue intensa a colheita e atinge 70% da safra, com rendimento de azeite entre 10% e 12%. Na Fronteira Oeste, na Regional de Bagé, segue a colheita nos olivais de Santa Margarida do Sul, onde relatos indicam que as produtividades devem ficar abaixo da estimativa inicial, devido à forte estiagem iniciada na primavera e intensificada durante o verão. Em alguns pomares, foi observada a morte de plantas jovens, havendo necessidade de reposição, que será realizada até maio ou a partir de setembro, conforme a disponibilidade de mudas nos viveiros.

Na Campanha, agroindústria de Bagé já realizou a extração de azeite de aproximadas 60 toneladas de azeitonas de olivais de diversos municípios da região, atingindo cerca de 50% do volume estimado. As cultivares Arbequina e Arbosana estão com a colheita praticamente concluída, e a cultivar Picual está em meio ao processo de colheita. As cultivares Koroneiki e Coratina estão em fase inicial de colheita. O rendimento médio de azeite está próximo de 12,5%, sendo que a estimativa de produtividade é satisfatória, mesmo com a ocorrência de estiagem durante a fase de formação das frutas. A exceção é observada nos pomares onde foi realizada poda mais intensiva na última entressafra. O processo de extração do azeite está mais difícil na comparação com anos de clima normal, considerando o menor conteúdo de água das azeitonas.

PASTAGENS

Este período é marcado pelo vazio forrageiro de outuno, mas as chuvas ajudaram a amenizar seus efeitos, mantendo a umidade nos solos e beneficiando as forrageiras nativas, que estão com rebrote e bom desenvolvimento, assim como as espécies forrageiras cultivadas, apesar de estarem em final de ciclo. A oferta de alimentos também se mantém nas regiões com produção de arroz, nas quais o gado é colocado para comer a resteva.

Na Bovinocultura de Corte, com a melhor oferta forrageira, há boa recuperação no escore corporal do rebanho na maioria das propriedades, porém nas regiões mais afetadas pela estiagem, os animais ainda continuam debilitados. O manejo do carrapato também está causando dificuldades, uma vez que houve um aumento significativo de relatos de infestações, havendo maior necessidade de controle do ectoparasita.

Já na Bovinocultura de Leite, a recuperação do estado corporal das matrizes e da produção de leite já retornou aos níveis normais, observados antes do início da estiagem, devido à recuperação das áreas de campo nativo, das pastagens cultivadas anuais e perenes. Em contrapartida, as condições do tempo têm favorecido infestações significativas de carrapatos e mosca do chifre, levando à necessidade de tratamentos mais frequentes.

A disponibilidade de água atende à demanda dos animais, bem como as temperaturas amenas garantem conforto e possibilidade de acesso às pastagens, sem limitação de horários, porém a queda nas temperaturas e redução no fotoperíodo refletem em menor taxa de desenvolvimento das pastagens de verão, as quais também estão perdendo qualidade com a proximidade do encerramento do ciclo.

Em geral, os preços recebidos pelo litro do leite foram considerados estáveis. Entretanto, o produtor tem manifestado preocupação com a elevação dos custos de produção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE