Colheita do pinhão começa no RS com previsão de safra menor e preços mais altos
Produção deve cair em diversas regiões da Serra Gaúcha devido ao clima, enquanto produto mantém importância econômica e cultural para famílias extrativistas.
Por Redação
Publicado em 31/03/2026 21:34 - Atualizado em 31/03/2026 21:37
A colheita do pinhão começa nesta quarta-feira (1º/04) no Rio Grande do Sul, com autorização legal que busca proteger a araucária e garantir renda às famílias extrativistas. Principal região produtora, a Serra Gaúcha deve ter safra menor neste ano, com redução que pode chegar a 60% em alguns municípios, devido a fatores climáticos e ao ciclo natural da espécie — o que pode elevar os preços.

Mesmo com variações entre regiões, o pinhão segue sendo importante fonte de renda e também símbolo cultural. A produção é majoritariamente manual e informal, com comercialização concentrada entre abril e junho. Os preços variam, podendo ir de cerca de R$ 6 ao produtor até R$ 15 ao consumidor, com valores maiores para produtos beneficiados.