Santa Catarina

Com mais seis óbitos, Chapecó chega a 570 mortes por Covid-19

Dos 34.560 casos confirmados desde o inicio da pandemia, 33.534 são considerados recuperados em Chapecó

Por ClicRDC Publicado em 15/04/2021 14:20 - Atualizado em 03/06/2024 09:52

Chapecó registrou mais seis óbitos devido à Covid-19 desde o boletim anterior. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (15), pela Administração Municipal através de boletim. Segundo a Prefeitura, o número total de chapecoenses que perderam a vida devido a complicações do novo coronavírus chegou a 570.

Segundo o boletim da Prefeitura, as vítimas foram duas mulheres e três homens, que faleceram entre quarta-feira (14) e quinta-feira (15).

Dos 34.560 casos confirmados desde o início da pandemia, 33.534 são considerados recuperados em Chapecó

O cidade de Chapecó registrou desde o início da pandemia 34.560 casos confirmados, destes 33.534 são considerados recuperados da doença. O município ainda registrou 570 mortes e há ainda 11 casos suspeitos, que aguardam resultados de exames.

Foram testados em Chapecó, 109.182 pessoas, destas 74.834 tiveram diagnostico negativo para a doença. No município há 163 pacientes internados nos hospitais. Destes 112 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 50 em enfermaria e um em outros setores da rede pública. O Centro de Atendimento Avançado a Covid-19 (CAAC), segue desativado.

Dos internados que são pacientes de Chapecó, são 47 em UTI do Hospital Regional (HRO) na rede pública e oito na rede privada no Hospital Unimed. Já em enfermaria, são 28 pacientes de Chapecó internados no HRO e 10 na Unimed. Em outros setores da rede pública também há um paciente de Chapecó.

Chapecó recebeu 16 pacientes de outras regiões neste mês

Depois de passar fevereiro e março com UTIS lotadas e transferindo pacientes para outras regiões e outros estados, neste mês Chapecó zerou a fila de UTIS e já está recebendo pacientes de outras regiões do Estados. Somente neste mês foram 16 transferências, segundo informações repassadas pela Macrorregional de Saúde para a Secretaria de Saúde de Chapecó, e também pelo Hospital Regional do Oeste.

Foto: Arquivo/Leandro Schmidt

Foram quatro pacientes transferidos de Joaçaba, quatro de Fraiburgo, quatro de Campos Novos, um de Caçador e um de Irienópolis. Nesta quarta-feira o Hospital Regional do Oeste estava com 92 dos 103 leitos de UTI ocupados, o que representa 89% do total. Metade dos pacientes são de Chapecó e, metade de outros municípios.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a união de esforços entre a Administração Municipal, Governos Estadual e Federal, entidades empresariais, sociedade civil e comunidade em geral, permitiu a redução do contágio de 5,5 mil casos ativos para menos de 500 nos últimos dias, zerar a ocupação dos 95 leitos do Centro Avançado de Atendimento Covid, zerar a fila de espera por leitos e agora receber pacientes de outras regiões.

“Estamos muito felizes em poder retribuir a solidariedades que outras cidades tiveram conosco num momento de crise, recebendo nossos pacientes enquanto trabalhávamos para aumentar os leitos hospitalares”, disse João Rodrigues.

Além disso a Administração Municipal emprestou equipamentos do Centro Avançado de Atendimento Covid, como 40 camas, 40 bombas de infusão, 40 suportes de soro, 20 respiradores e 20 monitores, para a Secretaria de Estado da Saúde atender outros municípios catarinenses.

Agora a administração trabalha para manter sob controle os números, lançando a operação “Lockdown Inverso”, com intensificação de testagem, atendimento, tratamento e isolamento dos positivados.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados