Esporte

Com oito medalhas nos Jogos Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio

Com quase metade da delegação do Brasil composta por mulheres (46,8%), até o momento, oito medalhas têm nomes femininos.

Por NSCTotal Publicado em 04/08/2021 14:21 - Atualizado em 03/06/2024 10:04

As atletas brasileiras estão fazendo história em Tóquio. Seja na Vela, Skate ou Maratona Aquática, as mulheres do Brasil estão conquistando medalhas, batendo recordes e impulsionando a classificação do país no ranking geral das Olimpíadas.

Com quase metade da delegação do Brasil composta por mulheres (46,8%), até o momento, oito medalhas têm nomes femininos. Esse é o maior número de pódios conquistados por mulheres brasileiras em uma única edição dos Jogos Olímpicos. O número de ouro também é um recorde.

Medalhistas mulheres da delegação brasileira de Tóquio 2020 / Foto: COB, Divulgação

A maior quantidade de medalhas conquistadas por mulheres tinha sido em 2008, na China. Com sete medalhas — dois ouros, uma prata e quatro bronzes — elas fizeram história em Pequim em uma delegação com 48% da presença feminina.

Agora, a proporção da delegação de Tóquio 2020 diminuiu um pouco, com 142 mulheres de 303 atletas. Da mesma forma, porém, o recorde de medalhas veio em um "Olimpíada das mulheres", com oito pódios femininos até o momento.

No ouro, a dupla da Vela, Martine Grael e Kahena Kunze, conquistou o bicampeonato. Histórica, Rebeca Andrade conseguiu chegar no primeiro lugar do pódio do individual geral da ginástica artística. Continuando o trabalho de Poliana Okimoto, que conquistou o bronze na Rio 2016, Ana Marcela Cunha alcançou o lugar mais alto do pódio na Maratona Aquática.

Rebeca Andrade conquistou também a prata no Salto, assim como a Fadinha do Skate, que fez história sendo a mais nova medalhista brasileira na história das Olimpíadas, com apenas 13 anos.

​O bronze no Brasil veio no Judô com Mayra Aguiar e no Tênis com Luisa Stefani e Laura Pigossi. Nessa conta também considera-se a medalha de Beatriz Ferreira, que disputa as semifinais do Boxe e já tem, pelo menos, o bronze.

Além de recorde no número de medalhas, a quantidade de ouro também é histórica. Até o momento, o máximo conquistado pelas mulheres brasileiras em uma mesma edição das Olimpíadas tinha sido dois ouros em 2008, 2012 e 2016. Em 2021, as brasileiras ganharam três ouros, em um total de quatro conquistados pelo Brasil — o único homem que alcançou o local mais alto do pódio foi Itálo Ferreira no surfe.

Outros recordes

As mulheres estão batendo diversos recordes em Tóquio. Rayssa Leal ganhou a prata no Skate Street e se consagrou a mais nova brasileira a conquistar uma medalha olímpica. Rebeca Andrade é a primeira mulher a conquistar dois pódios em uma única edição das Olimpíadas e Mayra Aguiar entrou para a história como a primeira brasileira com três medalhas olímpicas em uma modalildade individual, o judô.

A dupla de tenistas, Luisa Stefani e Laura Pigossi, foi a primeira equipe brasileira a conquistar uma medalha na modalidade e Ana Marcela Cunha trouxe pela primeira vez o ouro para a Maratona Aquática.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados