Cidade
Com tempo favorável, Romaria da Criança reuniu grande número de pessoas em Erechim
Romaria da Criança aconteceu na manhã deste sábado, 08 de outubro.
Grande número de crianças no colo dos pais ou de outro familiar ou caminhando com a mão neles ou por conta própria deram conotação expressiva à Romaria da Criança na manhã deste sábado, 08 de outubro, Dia Nacional do Nascituro e da prevenção aos riscos do aborto, com procissão da Praça Jayme Lago ao Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima em Erechim, onde houve missa campal.
O ato religioso foi presidido pelo Pe. Lucas André Stein, Vice-Reitor do Seminário e do Santuário Diocesano, Coordenador Diocesano e Regional do Serviço de Animação Vocacional, com animação da equipe do Setor, da Infância e Adolescência Missionária e da Iniciação à Vida Cristã, coordenadas, respectivamente, por Irmã Geneci Dalmagro das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e pela leiga Tânia Madalosso, há muitos anos atuando na catequese. A celebração teve também a participação de dois diáconos e do seminarista do Propedêutico.
Com muita desenvoltura, crianças animaram os cantos da procissão e da missa, proclamaram a leitura e o salmo e fizeram as preces comunitárias. O grupo de canto era da Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico com a professora da URI, Campus Erechim, Ana Marta Oleksinki.
Pe. Lucas iniciou sua homilia perguntando às crianças se estavam felizes. Ouviu em uníssono que sim. E ele continuou, felizes por caminharem junto num grande encontro com Jesus, reunidos por sua Mãe e nossa Mãe, a Senhora de Fátima que apareceu a três crianças. Ressaltou a importância e a necessidade de se aprender desde pequenos que todos são importantes e se precisa dos outros, a caminhar junto com as pessoas na família, na escola, na comunidade. Enalteceu o empenho dos pais, padrinhos, avós e outros em levarem as crianças para a sua Romaria, em dialogar entre si e transmitirem a elas o que a Igreja ensina. Observou que é muito triste constatar que em comunidades não há a participação de crianças na celebração litúrgica. Passada a pandemia, é hora de retomar a participação ativa de todos na sua comunidade. Lembrou o Dia do Nascituro, de quem está no útero materno e deve ter o direito à vida garantido. Concluiu convidando os pais a um gesto de proximidade às crianças ficando bem junto a elas e depois sugeriu a todos um momento de silêncio para fazerem sua prece a Deus do fundo do seu coração.
No final da celebração, houve a tradicional entrega de doces às crianças e a busca das flores da ornamentação da imagem de N. Sra.
Casa Maria Madalena, serviço a gestantes em situação de vulnerabilidade, na Romaria de Fátima de Erechim
Psicólogas/as e psiquiatras organizaram serviço psicológico (terapia) gratuito a meninas e jovens grávidas em situação de vulnerabilidade. Ele é coordenado por Juciel Vanzo e atende na sala 45 do terceiro andar da casa paroquial da Catedral São José de Erexim - Av. Maurício Cardoso, 62 – Tel. (54)999308117, nas tardes de segunda a sexta-feira, menos na quarta-feira, e no sábado de manhã.
Neste sábado e domingo, 08 e 09, na Romaria da Criança e na conclusão da novena e na 71ª Romaria Diocesana de N. Sra. de Fátima, este serviço tem estande de informações na esplanada do Santuário.
Assim, a Casa Maria Madalena divulga o serviço que presta especialmente por ocasião do Dia Nacional do Nascituro e da conscientização dos riscos do aborto neste sábado, 08 de outubro.